Francisco: o mundo precisa de voluntários comprometidos com o bem comum

A intenção de oração do mês de dezembro que o Santo Padre confia à Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa é para as organizações de voluntariado e todas as pessoas nelas envolvidas. O Vídeo do Papa deste mês mostra os voluntários ao lado das vítimas de catástrofes naturais, dos pobres que sofrem as consequências da crise econômica, de crianças desnutridas, refugiados em fuga por causa da guerra, jovens e mulheres à procura de trabalho.

Vatican News

O Papa Francisco recorda na intenção de oração para o mês de dezembro as organizações de voluntariado, atores-chave na sociedade devido ao seu compromisso na promoção humana e no bem comum.

Ouça e compartilhe

“O mundo precisa de voluntários e de organizações que queiram comprometer-se com o bem comum. Sim, essa é a palavra que muitos hoje em dia querem apagar: ‘compromisso’. E o mundo precisa de voluntários comprometidos com o bem comum”, destaca o Pontífice na mensagem de vídeo, divulgada nesta quinta-feira (1°/12).

Ser artesãos de misericórdia

Segundo o Papa, “ser um voluntário solidário é uma escolha que nos torna livres; torna-nos abertos às necessidades dos outros, às exigências da justiça, à defesa dos pobres, ao cuidado da criação”.

É ser artesãos de misericórdia: com as mãos, com os olhos, com o ouvido atento, com a proximidade. E ser voluntário é trabalhar com as pessoas a quem se serve. Não só para o povo, mas também com o povo. Trabalhar com pessoas.

Precisamos multiplicar a esperança

De acordo com Francisco, “o trabalho das organizações voluntárias é muito mais eficaz quando elas colaboram entre si e também com os Estados. Trabalhando em conjunto, apesar dos poucos recursos que possam ter, dão o seu melhor e fazem do milagre da multiplicação da esperança uma realidade. Precisamos tanto multiplicar a esperança”!

Rezemos para que as organizações de voluntariado e de promoção humana encontrem pessoas dispostas a comprometer-se com o bem comum e a buscar novas formas de colaboração a nível internacional.

Este apelo do Santo Padre destaca o trabalho de milhões de organizações e associações voluntárias em todo o mundo, a maioria delas frequentemente sem visibilidade ou estatuto legal.

Voluntariado de inspiração cristã

De acordo com o programa Voluntários das Nações Unidas (UNV), uma a cada nove pessoas no mundo faz trabalho voluntário, num total de 862,4 milhões de voluntários nos cinco continentes.

Muitas organizações de voluntariado do mundo são de inspiração cristã e o seu trabalho procura dar testemunho do Evangelho nas situações mais difíceis. Do Líbano às Filipinas, do México à Ucrânia, da Venezuela a Uganda.

Fonte: Vatican News