Francisco aos jovens: “Arrisquem a vida por grandes ideais”

papacrismaPapa Francisco crismou 44 pessoas dos cinco continentes neste domingo, 28.

Neste domingo, 28, Papa Francisco presidiu uma Missa na qual crismou 44 pessoas dos cinco continentes. A celebração se insere na programação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no âmbito do Ano da Fé.

.: NA ÍNTEGRA: Homilia do Papa

Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia. O primeiro partiu da visão de São João da ação do Espírito Santo, que ao trazer a novidade de Deus, faz novas todas as coisas. “Abramos-Lhe a porta, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus”, exortou o Papa.

O segundo pensamento se inspirou na Primeira Leitura, quando Paulo e Barnabé afirmam ser necessário sofrer tribulações para entrar no Reino de Deus. “O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis”, disse Francisco. Ele advertiu seguir o Senhor e deixar que o seu Espírito transforme as zonas sombrias, os comportamentos em desacordo com Deus e lave os pecados é um caminho que encontra obstáculos fora do homem, no mundo. “Mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus”.

No último ponto, Francisco convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Francisco terminou a homilia usando a mesma expressão de Papa Wojtyla, em 1978:

“Abramos – escancaremos – a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes Nele: aqui está a verdadeira alegria”.

Dirigindo-se ainda aos jovens, acrescentou: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.

Após a homilia, os jovens se aproximaram do Pontífice para o rito da Confirmação. O brasileiro Victor Chaves Costa Lima, de 16 anos, foi um dos que nesta cerimônia, expressaram a sua plena e livre decisão de aderir à fé batismal.

Fonte: Rádio Vaticano e Canção Nova