Fortaleza participa da Marcha Mundial do Clima

É chegada a hora da Marcha Mundial do Clima. Será na próxima sexta-feira, 9 de dezembro de 2011, com concentração a partir das 8 horas na Praça Eudoro Correia ( cruzamento da Avenida Desembargador Moreira com Rua Padre Tomás). A saída será ás 9 horas e os participantes caminharão rumo a Assembleia Legislativa, onde serão entregues as reinvindicações da Campanha. A camiseta da marcha estará disponível. Para participar, inscreva-se pelo email: [email protected]

Entenda melhor
O SOS CLIMA TERRA – Campanha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global é um fórum da sociedade civil existente em 100 países, tratando prioritariamente da questão da crise climática, do aquecimento global e da sustentabilidade com o objetivo de conscientizar e mobilizar toda a sociedade e Governos para a urgência e emergência que é a crise climática planetária.

A ONU, através de seu braço científico para mudanças climáticas, o IPCC-ONU (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), determinou para a sobrevivência da humanidade que mudemos 50% da matriz energética do planeta até 2020, saindo da energia suja, fóssil e não renovável, e entrando na energia limpa e renovável. A ONU informou que não podemos admitir que a temperatura média do planeta suba além de 2°C, pois senão romperemos o mínimo de equilíbrio que o clima ainda tem e será catastrófico para a vida na Terra.

Estamos numa corrida absoluta contra o tempo. Todo ano, nós temos milhões de mortes por causa da crise climática. No Brasil, só nestes primeiros quatro meses, tivemos, em 17 estados, mais de 3.500 mortes, mais de 180 mil desabrigados, mais de 5 milhões de feridos e mais de 5 bilhões de prejuízos materiais (dados da Defesa Civil Nacional).

Numa colaboração para a Campanha da Fraternidade 2011 – “Fraternidade e Vida no Planeta”, já se preparando para a Marcha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global, e tendo em vista que é a partir da democratização da informação que se mobiliza a sociedade para exigir dos Governos as mudanças urgentes e necessárias à sobrevivência da humanidade, realizamos palestras em vários Estados do Brasil, direcionadas à comunidade acadêmica, sindicatos, igrejas e sociedade civil em geral, com o objetivo de apresentar a crise climática nas suas dimensões geopolítica, técnica, moral, filosófica e espiritual e este ano incluímos a relação com o Código Florestal também.

Reconhecendo a prioridade absoluta desse tema, firmou uma parceria o SOS CLIMA TERRA- Campanha Mundial por Justiça Climática, Sustentabilidade e Contra o Aquecimento Global, várias arquidioceses, várias universidades, seccionais da OAB e várias outras instituições de ensino de nível médio distribuídos por vários estados do Brasil e promovemos a palestra: “”Emergência Climática, Sustentabilidade e Aquecimento Global – em todas suas dimensões, incluindo o Código Florestal. Na palestra, houve projeção do filme “Home, Nosso Planeta, Nossa Casa”, do diretor Bertrand.

Uma resposta

1. Tudo que se faz para que o homem entenda que ele não pode destruir sua própria morada é louvavel e deve ser divulgada e que aqueles que tem o poder de no minimo minorizar esse problema, entenda melhor ainda.Pois vejamos os nosos orgãos de proteção ao meio ambiente fazem vistas grossas para varias barbaridades em detrimento de um crescimento e desenvolvimento, dizendo para a população que é melhor um shoping center do que um parque arborizado, sem falar nas lagoas que estão aos poucos sumindo de nossa cidade, e cada vez mais fabricas dizendo que isso traz emprego e desenvolvimento,infelizmente aqueles que detém o poder não estão nem ai para o que vai acontecer e a cada catastrofe que acontece eles aparecem de bons moços e se aproveitam da desgraça alheia .Mas não desanimemos continuemos na luta pelo um pais melhor,se não para nós,talvez para nossos filhos ou quem sabe para nossos netos .