Festival Halleluya contará com efetivo de 354 policiais militares e 60 civis

Evento será realizado de 20 a 24 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Também serão disponibilizados 114 ônibus extras para quem desejar participar

O esquema de segurança e de moHALLELUYA2015_22bilidade urbana para o Festival Halleluya já estão definidos e foram apresentados em coletiva à imprensa na manhã desta terça-feira, 5. A Polícia Militar montou um esquema de segurança com um efetivo de 354 policiais, além de 22 viaturas, 30 motos e 20 equinos. Serão 60 policiais civis. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará 114 ônibus extras para os cinco dias. O evento será realizado de 20 a 24 de julho no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão). A organização do Halleluya é da Comunidade Católica Shalom.

A Polícia Militar irá atuar taticamente no cinturão da Avenida Silas Munguba e Alberto Craveiro. Além disso, haverá uma torre de observação com câmeras para aumentar as possibilidades de vigilância, posto de comando e cinco equipes no interior do evento. Do total de 354 policiais militares são sete oficiais e 346 praças (220 PMs a pé, 106 PMs motorizados e 20 PMs montados). Os dados foram apresentados pelo Major Webison Braga, representando o comando de policiamento da capital

Será disponibilizado um efetivo de 60 policiais civis, dos quais são cinco delegados, 15 escrivães e 40 inspetores, de acordo com a delegada da polícia civil Dilza Bezerra. Além disso, serão disponibilizadas três viaturas para as ocorrências na área. A delegacia do 16º DP executará a operação e funcionará também no período noturno na expedição de boletins de ocorrência ou em casos de prisões. O Polo Plantonista do 11º DP também será acionado em caso de necessidade.

• Frota de ônibus

A demanda por ônibus extras para o Festival Halleluya aumenta a cada ano, de acordo com o chefe de divisão de planejamento da Etufor, Miguel Guimarães. Para este ano, serão disponibilizados 114 carros reservas que farão ligações diretas de cinco terminais de integrações (Antônio Bezerra, Siqueira, Messejana, Lagoa e Parangaba) para o local do evento a partir das 17h. Os veículos extras irão completar a frota de 14 linhas de ônibus com destino ao CEU em dias normais. São 132 veículos dias úteis, 79 no sábado e 60 no domingo. Há ainda dois corujões que começam a circular meia noite e mais sete linhas que integram no terminal da Parangaba.

Serão 15 veículos extras na quarta, 24 extras na quinta, 24 na sexta, 34 no sábado e 17 no domingo. O terminal da Parangaba, mais próximo ao evento, contará com 49 veículos extras. Haverá ainda outros carros à disposição na Silas Munguba e Heróis do Acre.

Em relação à mobilidade, haverá ainda a ampliação da área de estacionamento com um novo bolsão que contará com 600 carros a mais.

• Festival Halleluya

O Festival Halleluya 20 anos é uma edição histórica. O tema deste ano é “Um mar de misericórdia” e tem inspiração no Ano da Misericórdia instituído pelo Papa Francisco. O objetivo do Halleluya é fazer o bem ao nosso povo por meio da úsica, doação de sangue, coleta de alimentos, oferta de tantos espaços de lazer onde a pessoa pode se divertir de forma sadia e ter experiência com o amor de Deus”, destacou Pe. Sílvio Scopel, diretor executivo do Halleluya.

Uma das novidades é o Espaço Vida, que une a doação de sangue e medula óssea junto ao Hemoce, doação de alimentos não perecíveis e atendimento a dependentes químicos. Haverá ainda a ampliação do bazar solidário. “É um espaço de promoção da dignidade humana bem conectado com o Ano da Misericórdia e com as obras de misericórdia que o Papa tem nos pedido”, destacou Pe. Sílvio Scopel.

Outra novidade é o Lounge, espaço de 280 mesas para quem quiser adquirir o serviço com estacionamento próprio e visão privilegiada do palco principal. O palco contará com 23 atrações, entre as quais Pe. Fábio de Melo, Eliana Ribeiro, Missionário Shalom, Naldo José, Banda Dominus.

Serão oito espaços temáticos em uma área total de 8 ha. A maior parte da área é destinada ao palco principal, com 6 ha. A arena cultural conta com três grandes espaços: Halleluya Adventure com pista de skate e competição de skate, patins e BMX, além de um campeonato de b-boys. A arena contará ainda com o espaço Fazendo Barulho, com interatividade, palestras, bandas no palco alternativo do evento, além do Pátio Halleluya, um espaço com 42 estandes institucionais e comerciais de empresas e associações. Teremos ainda a Tenda Eletrônica que vai funcionar toda a noite e o tradicional Cine Halleluya, além de praça de alimentação.

O Espaço Kids e o Espaço da Misericórdia são outros destaques do evento. Haverá cursos para os jovens, área para oração e aconselhamento, confissões (cerca de 30 padres confessando) e uma capela com 450 m².

• Hemoce

A parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) foi renovada pelo 14º ano consecutivo. A expectativa é alcançar 900 doações de sangue, ultrapassando as 844 do ano passado. Nos 14 anos da parceria “foram mais de sete mil doações, mais de 11 mil pessoas que se cadastraram como doadoras e mais de 20 mil pessoas foram salvas através desse evento que é o mais solidários do estado do Ceará”, destacou Nágela Lima, coordenadora de captação do Hemoce. O posto de coleta do Hemoce estará presente nas cinco noites do evento dentro do Espaço Vida. Na quarta e quinta-feira o funcionamento será de 19h às 0h. Sexta e sábado será até 1 hora de manhã para cadastramento, mas se estende até enquanto houver doadores. No domingo será até 23h.

• Serviço

Festival Halleluya

Quando: 20 a 24 de julho

Onde: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão)