Festa de São José

60 Padres na Arquidiocese de Fortaleza tem nome de JOSÉ
Dia 19 de março é dia de São José, Padroeiro do Ceará. Padroeiro da Família, o Santo carpinteiro é padroeiro de duas dioceses do Ceará, a Diocese de Iguatu e a Arquidiocese de Fortaleza.

Em muitas cidades e comunidades  em todo o Estado as comemorações ao pai adotivo de Jesus estão acontecendo.

O povo cearense festeja São José nos municípios de  Canaã, Trairi,  Bairro do Cruzeiro em Itapipoca, Itapiúna, Bairro do Limoeiro em Juazeiro do Norte, Missão Velha, Ponta da Serra, Potengi, Granja, Ubajara, Catarina e  Iguatu.

Na Arquidiocese de Fortaleza
Na Arquidiocese de Fortaleza São José é lembrado nas seguintes Paróquias e comunidades: Catedral Metropolitana, Lagoa Redonda, Aquiraz,  Alto Luminoso em Cascavel, Edson Queiroz, Papicu, Araturi, Passaré, Maracanaú, Bela Vista em Canindé, Vila Pery, Itapery, Sítio São José em Messejana, Pacatuba,  Barra do Ceará, Santa Fé, Capuan, Vila São José no Jacarecanga, Parque Potira, Olavo Oliveira, Paramoti, Nova Assunção, Álvaro Weyne, Comunidade da Cigana em Caucaia e em muitas outras Comunidades.

Curiosidades
São José é Padroeiro da Arquidiocese de Fortaleza
Os dois seminários onde moram os seminaristas da Teologia (Dias Macedo) e da Filosofia (Antônio Bezerra) são chamado Seminário São José.
60 padres na Arquidiocese de Fortaleza se chamam José, inclusive o Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.
A Arquidiocese de Fortaleza é dividida em 9 Regiões Episcopais. A Região do Centro de Fortaleza que é composta por 26 paróquias é chamada Região Episcopal Metropolitana São José.

Temos ainda em Fortaleza três Congregações Religiosas cuja espiritualidade está centrada na pessoa de São José, são elas:
– Congregação de São José, Josefinos de Murialdo  (Padres)
– Instituto Josefino ( conhecida como as Irmãs Josefinas)
-Instituto das Filhas de São José ( Conhecidas como as Irmãs Filhas de São José)