Festa de São Francisco de Assis em Cascavel: um festejo guardado na memória e no coração dos cascavelenses.

Todos os anos do dia 24 de setembro a 04 de outubro, são realizados os festejos alusivos a São Francisco de Assis, na comunidade do Rio Novo. A festa faz parte da memória afetiva e do calendário oficial da cidade, pois já é realizada há 82 anos. Segundo o historiador cascavelense Jailton Costa, um frei que passava uma temporada na cidade estimulou a construção da primeira capela. Era Frei Bernardino Mornico, um franciscano que incentivou junto com o pároco da época, Padre Mauro Fernandes de Carvalho a devoção ao Pai Seráfico São Francisco. E assim se fez , no dia 04 de outubro de 1941 realizou-se o primeiro festejo alusivo a São Francisco de Assis ao lado da construção da primeira capela e até hoje , essa tradição se mantém, mas com a presença de milhares de fiéis que lotam a praça em todas as noites de novenário em agradecimento a Deus e as graças alcançadas pela intercessão de São Francisco. Hoje a festa conta com uma estrutura que alia tradição, fé e entretenimento .

Todas as noites temos o Santo terço, novena e Santa Missa. No fim da noite sempre um momento social com música , comidas típicas e o tradicional leilão. Também não podemos deixar de destacar a presença de um parque de diversões, algo sempre presente no imaginário das crianças cascavelenses que sempre aguardam o mês de outubro ansiosamente para se divertir na tradicional atração. No dia 04 de outubro também temos a benção dos animais , em alusão a São Francisco ser o santo que tanto defendeu a natureza e amou os animais, chamando de irmãos. Os fiéis se reúnem e trazem seus bichos de estimação, desde os mais pequenos como cães, gatos , até mesmo cavalos de maior porte, usados na agricultura ou algum trabalho pesado no dia a dia. ‎

A festa não deixou de ocorrer nem na pandemia e foi a partir desse momento que a fé e a tradição da Festa de São Francisco de Cascavel, foi aliada a outro grande instrumento de comunicação: a internet. E até hoje a festa é transmitida diariamente nas redes sociais da paróquia de Cascavel. Muitos idosos que sempre participaram ou pessoas que por algum motivo não podem vir à praça, podem assistir ao festejo mantendo a tradição que está sempre entranhada em seus corações. Em 2023, a festa ganhou uma estrutura diferenciada com a direito a criação de uma praça de alimentação bem estruturada e com espaço para apresentação de artistas locais. Na noite da véspera de encerramento, teremos o show da Irmã Kelly Patrícia, também já em comemoração aos 190 anos de emancipação política de nosso município.
É assim que há 82 anos a festa se mantém como referência da fé do povo cascavelense unindo tradições e inovação e sem deixar de lado o mais importante: A fé em nosso Senhor Jesus Cristo e os ensinamentos deixados por São Francisco de Assis, grande imitador de Cristo, defensor dos animais, da natureza e da Igreja.

Créditos: Texto e imagens: Comunidade São Francisco, Cascavel