Festa da Paróquia São Francisco de Assis – Dias Macedo

A paróquia São Francisco de Assis, no bairro Dias Macedo, realiza de 25 de setembro a 4 de outubro a festa do seu padroeiro. O tema é: “São Francisco abençoa a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015”. Neste ano o Objetivo Geral do novenário é “Despertar nos fiéis a importância da nova ação evangelizadora no Brasil”, com a seguinte justificativa: Inspirados e motivados pelo documento da CNBB, nº 94, queremos estar em sintonia com toda a Igreja católica do Brasil, na efetivação do quadriênio das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Haverá confissões diariamente. No dia 25 de setembro, iniciando o novenário, às 5h30min, acontece uma carreata pelo bairro; às 7h, Santa Missa seguida de Café da manhã e Missão nas comunidades; às 18h50min, abertura solene e hasteamento da bandeira; às 19h, Santa Missa, abordando o tema “São Francisco abençoa a ação evangelizadora da Igreja no Brasil – 2011-2015”, presidida pelo padre Élio e concelebrada pelo Pe. Franzé. No dia 4 de outubro, será o encerramento da festa com Procissão, às 18h, e Santa Missa, às 19h, terminando com o descerramento da Bandeira do Padroeiro.

Programação
Dia 25 de setembro, às 05h30min, Carreata pelo bairro; às 7h, Santa Missa seguido de Café da manhã e Missão nas comunidades; às 18h50min, abertura solene e hasteamento da bandeira; às 19h, Santa Missa abordando o Tema: “São Francisco abençoa a ação evangelizadora da Igreja no Brasil – 2011-2015” presidida pelo Pe. Élio e concelebrada pelo Pe. Franzé.

Dia 26 de setembro, às 19h, Santa Missa abordando o tema: “O discípulo missionário na visão das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”.

Dia 27 de setembro, às 19h, Santa Missa presidida pelo Pe. Geovani abordando o tema: “Evangelizar a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil!”.

Dia 28 de setembro, às 19h, Santa Missa abordando o tema: “Seguir Jesus Cristo implica em evangelizar e profetizar”.

Dia 29 de setembro, às 19h, Santa Missa abordando o tema: “O discípulo missionário e as marcas do nosso tempo”.

Dia 30 de setembro, às 19h, Santa Missa abordando o tema: “Igreja em estado permanente de missão”.

Dia 01 de outubro, às 19h, Santa Missa abordando o tema: “Igreja: casa da iniciação à vida cristã”.

Dia 02 de outubro, às 7h, Santa Missa; às 19h, Santa Missa presidida pelo Pe. Jesus abordando o tema: “Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”.

Dia 03 de outubro, às 19h, Santa Missa abordando Tema: “Igreja: comunidade de comunidades”.

Dia 04 de outubro, Encerramento da festa com Procissão, às 18h; Santa Missa, às 19h abordando o tema: “Igreja a serviço da vida plena para todos”, terminando com o Descerramento da Bandeira do Padroeiro.

Informações pelo telefone (85) 3295 0621, na Secretaria Paroquial.

Uma resposta

1. Os festejos a São Francisco de Assis no bairro Dias Macêdo vem de longas datas, desde o tempo do patriarca Pedro Dantas que, juntamente com sua familia ajudou a preservar a devoção ao Santo, organizando as quermesses com comidas típicas e a apresentação da banda de música da Polícia Militar, com leilões e a disputa entre os partidos azul e vermelho, o que dava uma motivação maior, no sentido de obter recursos financeiros para a, então,
    Capela de São Francisco, sempre animada por uma radiadora, que transmitia mensagens e músicas, no tempo do disco de cêra e vinil. Tal tradição veio até os nossos dias, inclusive com as romarias a Canindé, que naquela época se fazia em páu-de-araras.