Faleceu no início desta manhã, 13 de fevereiro, Padre Almeida

É com pesar que a Arquidiocese de Fortaleza comunica a todo o povo alencarino a Páscoa Eterna do Padre José Almeida de Freitas. Após longo período internado, Pe. Almeida retorna a casa do Pai deixando em nós a certeza de ter “combatido o bom combate e guardado a fé!”.

O velório do Pe. Almeida será na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Henrique Jorge, a partir das 14h30min de hoje, e a missa de Corpo Presente amanhã às 15h presidida pelo arcebispo Dom José Antonio e o sepultamento logo após no Cemitério São João Batista.

Construtor, edificou não somente belos templos, mas principalmente o Reino de Deus no coração de suas ovelhas. Suas marcas estão em comunidades da capital e do interior, como a grande reforma da matriz de São Pedro, em sua terra, Caririaçu.

Em Fortaleza, construiu o Seminário Propedêutico e empenhou-se em grande trabalho pastoral enquanto pároco do Henrique Jorge, reformando a bela Igreja Matriz e construindo as capelas de São João Bosco, Santa Terezinha, São Vicente, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio, no Planalto Pici, que posteriormente foi ampliada, e onde residiu durante quase 20 anos, trabalhando pelo bem do povo e crescimento do Reino de Deus até a criação da Área Pastoral de Santo Antônio.

Sua última construção foi a Capela São Domingos Sávio, no Planalto Pici. Uma vida dedicada aos pobres, seguindo as fileiras de Dom Bosco, seu Pai e Mestre. Atualmente residia no Lar Sacerdotal, no CEU, e ajudava a comunidades onde era necessário e chamado.

Segue breve histórico pastoral de Pe. Almeida, até sua última nomeação como Vigário Paroquial do Santuário de Fátima:
Ordenação Sacerdotal: 9/7/1972

–1973 a 1977 – colégio salesiano, paróquia da Piedade, Fortaleza;
– 1978 – pároco em Aracaju-SE, paróquia Nossa Senhora Auxiliadora;
– 1979 a 1983 – auxiliar da Igreja do Carmo, em Fortaleza;
– 1980 1987 – curso de Bíblia em Jerusalém – Israel;
– 1984 a 1994 – pároco em Henrique Jorge, Fortaleza-Ce;
– 1994 a 1997 – viagens: Carpina, São Paulo, Campo Grande;
– 1998 – 1999 – Comunidade Santo Antonio, planalto Pici, em Fortaleza-Ce;
– 28/10/1999 – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças – Ideal;
– 2002 até 2009 – Capelão da Igreja Santo Antônio na comunidade do Planalto Pici, em Fortaleza-Ce;
– 07/01/2011 – Vigário Paroquial de Nossa Senhora de Fátima – Bairro de Fátima, Fortaleza

5 respostas

1. Viveu na simplicidade de um servo de Deus, deu exemplo a todos do grande amor que tinha por Deus, Nossa Senhora e a Igreja.

Hoje era um dia que ele dedicava exclusivamente a Nossa Senhora, a quem tinha uma grande devoção, podemos dizer que a Mãe tão amorosa veio buscar o seu filho tão querido.

Nosso querido Padre Almeida irá deixar saudades no coração de todos que o conheciam, mas ficará a esperança do reencontro na casa do Pai.

Vá em paz meu amigo e pai!

2. Quero neste momento de pesar unir o meu coração a toda Arquidiocese de Fortaleza pelo falecimento de Padre Almeida. homem de uma simplicidade e de uma extrema entrega a Deus! Que o Nosso Bom e Misericordioso Deus o acolha em seu Reino e com certeza ganhamos um intercessor no céu! abraço a todo o clero da Arquidiocese e a todos os familiares e amigos de Padre Almeida! Descanse em paz!
    PADRE ERENILDO

3. Grande Pe. Almeida.
    Incentivador e apoiador de tantas vocações. Um missionário fiel e obediente ao Senhor, pela voz da Igreja.
    Descanse em paz.
    RIP.

4. Grande sacerdote, apaixonado pela juventude, e verdadeiro apoiador de inúmeras vocações.

Padre Almeida, obrigado por sua vida doada em favor de muitas ovelhas.

Descanse em paz.