Faleceu Dom André de Witte, Presidente da Comissão Pastoral da Terra

Faleceu neste domingo, 25 de abril, Domingo Dom Bom Pastor, dom André de Witte, bispo emérito de Ruy Barbosa (BA) e presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT). No sábado, 24 de abril, o bispo diocesano, dom Estevam dos Santos Silva Filho, divulgou um comunicado no qual informou que dom André havia apresentado alguns problemas de saúde e aguardava resultados de exames clínicos. Apesar de não apresentar sintomas característicos de Covid-19, o bispo havia sido testado e aguardava o resultado. Em nota divulgada nesta segunda-feira, a diocese informou que dom André foi vítima de choque séptico e celulite infecciosa.

O bispo será sepultado hoje, 26 de abril, com missa de corpo presente, por volta das 15h. O corpo será depositado na cripta dos bispos, na Catedral de Santo Antônio. A celebração será restrita, reservada aos bispos, clero diocesano e religiosas, com transmissão pelas redes sociais da diocese. O corpo está sendo transladado de Salvador a Ruy Barbosa e passar às margens de quatro cidades: Ipirá, Baixa Grande, Macajuba e Ruy Barbosa.

Padre Missionário

Dom André Marie Gerard nasceu em Scheldewindeke, na Bélgica, em 31 de dezembro de 1944, filho de Armand de Witte e Agnes Delbeke, uma família de agricultores. Entrou em 1962 no seminário interdiocesano Colégio para América Latina, em Lovaina, onde estudou Filosofia e Teologia.

Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1968; formou-se como engenheiro agrônomo na universidade de Lovaina; estagiou como vigário cooperador na paróquia de Zwijndrecht. Chegou ao Brasil para trabalhar na diocese de Alagoinhas (BA), no dia 12 de fevereiro de 1976; foi integrado na equipe da pastoral rural diocesana e, depois de um pequeno estágio na paróquia de Teodoro Sampaio, foi nomeado no dia 30 de maio de 1976, junto com padre Benoni, vigário paroquial da Paróquia Divino Espírito Santo de Inhambupe.

Além da paróquia, dedicou-se, no nível diocesano, à coordenação de pastoral, de 1981 a 1988; como vigário episcopal Zonal do Sertão e à direção espiritual do Seminário dom José Cornelis de Salvador, de 1991 a 1992. Em novembro de 1992, foi nomeado vigário geral na diocese de Alagoinhas. Na Pastoral Rural, além do apoio à Escola Família Agrícola, e à COOPERA, ele acompanhou o movimento sindical e o Assentamento de Biritinga.

Bispo de Ruy Barbosa e da Pastoral da Terra

No dia 8 de junho de 1994, padre André de Witte foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da diocese de Ruy Barbosa (BA). Em 28 de agosto, foi sagrado pelo cardeal arcebispo de São Salvador da Bahia, dom Lucas Moreira Neves. Adotou como lema episcopal “Cristo Sempre”. Dom André assumiu sua missão episcopal como quarto bispo de Ruy Barbosa em 28 de agosto de 1994, sucedendo dom Mathias William Schmidt.

Dom André completou 75 anos no dia 31 de dezembro de 2019 e teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco no dia 15 de abril de 2020.

Em sua trajetória episcopal, dom André foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). No Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em 2015, foi eleito vice-presidente e em 2018 presidente nacional da CPT. Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e integrava a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.

Nota da diocese

Em nota, o bispo de Ruy Barbosa, dom Estevam dos Santos Silva Filho, afirmou que “toda família diocesana, bispos, padres, diáconos, leigos e leigas, também seus familiares na Bélgica, nos juntamos ao coro daqueles que com gratidão suplicam ao Bom Pastor que com seu cajado o conduza às verdes pastagens que ele é merecedor”.

Comunicado da CNBB