Exortação Apostólica Gaudete Et Exsultate chama à santidade

Um chamado ´para todos nós à santidade. Sedes perfeitos como nosso Pai é perfeito’.  A exortação é do Papa Francisco na Carta Apostólica Gaudete et Exaultate que foi o tema da conferência feita pelo padre Ivan Souza, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, no Simpósio Arquidiocesano do Ano Nacional do Laicato.

O encontro, realizado no Ginásio Padre Félice, do Colégio Piamarta, está sendo encerrado na manhã deste domingo, com a participação de 1.500 pessoas.

Padre Ivan lembrou que o Papa diz que a Exortação Apostólica não é doutrinal, mas um convite, um chamado à santidade. Francisco quer fazer ressoar como cita o cântico: “Fazer ressoar ressoar a palavra de Deus em todo lugar;;;Diz o Santo Padre: O meu objetivo é fazer ressoar mais uma vez, a santidade porque o Senhor nos escolheu para ser santos. Alegrai-vos e exultai.

Padre Ivan, na conferência, explicou capítulo por capítulo da Exortação Apostólica como o das Bem-Aventuranças (capítulo Terceiro). Felizes os mansos, os humildes, os que choram…No documento, Francisco diz que gosta de ver a santidade no povo de Deus, nas pais, nos trabalhadores, nos doentes, nas pessoas idosas que continuam a sorrir.”Quer ser feliz, seja feliz”, acrescenta o papa.

Por Rita Célia Faheina – Pascom Arquidiocesana de Fortaleza

Fotos by Silvio Martins, João Carlos Holanda e Cristian Vasconcelos