Evento celebra a primeira década do pontificado de Francisco

Foto: Vatican News

O Grupo Igreja em Saída em parceria com as Pastorais sociais, Cebs e Organismos da Arquidiocese de Fortaleza realizam nos dias 11 e 13 de março o evento, “Papa Francisco, 10 anos de Igreja em Saída”. A iniciativa deseja celebrar o primeiro decênio do pontificado de Francisco a frente da Igreja Católica.

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Filho de Mario José Bergoglio e Regina Maria Sivoni, os seus avós paternos eram imigrantes italianos. Aos 21 anos ingressou na Companhia de Jesus e recebeu a Ordenação Sacerdotal em 13 de dezembro de 1969. Participou do conclave de 2013, após a renúncia de Bento XVI, sendo escolhido pelos cardeais o 266° Papa e chefe do Estado do Vaticano.

Vale destacar que o ministério de Francisco tem se destacado pela simplicidade, diálogo inter-religioso, reforma da Cúria Romana, destaque da presença das mulheres em lugares de decisão na Igreja, cuidado com a ecologia e outros assuntos eclesiais.

A voz do Papa é sinal de esperança e comprometimento com os pobres “é um desafio que os governos e as instituições mundiais precisam de perfilhar, com um modelo social clarividente, capaz de enfrentar as novas formas de pobreza que invadem o mundo e marcarão de maneira decisiva as próximas décadas”, diz o pontífice.

Programação:

Primeiro momento:

11 de março, das 8h30 às 11h30, na Paróquia Cristo Rei

Papa Francisco, uma Igreja nas “periferias geográficas e existenciais”  na nossa Arquidiocese”

Expositores: – Pastoral dos Migrantes

– Pastoral Carcerária

– Pastoral do Povo da Rua

Segundo momento:

13 de março, das 18h30 às 21h30, na Faculdade Católica de Fortaleza

Papa Francisco, novos caminhos de esperança para a Igreja e para o Mundo

Palestrante: Manfredo Araújo de Oliveira, filósofo e teólogo

Debatedores: – Patrícia Amorim – Cáritas Regional

– Francisco de Aquino Junior, teólogo

Mais informações: Padre Ermanno (85) 99969-2314.