Evangelho do 26º DOMINGO Tempo Comum

Cor: Verde.

Evangelho – Mt 21,28-32

Arrependeu-se e foi. Os cobradores de impostos e as prostitutas vão entrar antes de vós no Reino do céu.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 21,28-32

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo:

28 Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: `Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’

29 O filho respondeu: `Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi.

30 O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi.

31 Qual dos dois fez a vontade do pai?’ Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: ‘O primeiro.’ Então Jesus lhes disse: ‘Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus.

32 Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele.

Palavra da Salvação.

Uma resposta

1. A parabola dos dois filhos,(v.28-32)presume que a pregação do Reino de Deus por Jesus é um
    momento essencial na história religiosa de Israel.Exatamente como o primeiro filho a princípio recusou-se a cumprir a ordem do pai,mas depois se arrependeu e obedeceu (V.29) também agora os cobradores de impostos e as prostitutas (v.31) estão mudando de vida em resposta a Jesus e entrando no Reino.Exatamente como o segundo filho prometeu obedecer,mas nada fez(v.30) também os adversários aberta e publicamente religiosos de Jesus não decidem sobre a mensagem do Reino transmitida por Jesus.