ESPAC celebra 50 anos de serviço à Igreja Católica no Ceará | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

ESPAC celebra 50 anos de serviço à Igreja Católica no Ceará

Na celebração de abertura

Acontece hoje no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” que fica localizado na Rua Rodrigues Junior, 300 – Centro o encerramento da VI Semana Catequética.

Para esta sexta-feira, dia 14.
– Apresentação das Experiências de Iniciação à Vida Cristã – IVC na Paróquia São João Batista – Horizonte e na Diocese de Tianguá;
– Conclusões do assessor – Pe. Jânison de Sá;
– Momento Orante

Contatos: Elenir Pereira (85) 9 9655.2247

A Semana Catequética tem a assessoria do Padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

O que é a ESPAC?

Celebração de abertura da Semana Catequética

A ESPAC é uma Instituição da Arquidiocese de Fortaleza, criada em 1970. Ela oferece uma formação sistemática aos Catequistas das Pastorais, Movimentos, Serviços Eclesiais e também a Profissionais Liberais cristãos que buscam conhecimento da Sagrada Escritura e aprofundamento da fé.

Além disso, antes de 1970, a ESPAC não tinha ainda um caráter de Escola, era um curso de catequese oferecido a religiosas de diferentes congregações, e ministrado nas dependências do Colégio Imaculada Conceição.

Aspectos Históricos da ESPAC

Desde 1970, por iniciativa de Dom Miguel Câmara, então Bispo auxiliar e com o apoio de Dom José Delgado, Arcebispo de Fortaleza, o curso passa a ser ministrado no Seminário da Prainha e abre espaço para a formação dos leigos. Esta iniciativa foi decorrente da abertura provocada pelo Concílio Vaticano II, que compreende a Igreja como Povo de Deus, toda ela ministerial e chamada a uma presença atuante no mundo.

A Igreja de Fortaleza assume desta forma, o compromisso de possibilitar maior formação aos agentes de pastoral leigos.

Pouco a pouco o curso vai se estruturando como Escola, ampliando seu currículo para promover uma atualização fundamentada nos Documentos Conciliares, da Igreja no Brasil e na América Latina, sobretudo Medellín, Puebla, Aparecida, Catequese Renovada e Iniciação à Vida Cristã.

Outras aspectos fundamentais é que algumas pessoas foram de tal importância para a criação da ESPAC: Irmã Inês de Barros Leal, Padre Paulo Pontes, Padre Luís Uchoa, Padre Antônio Sidra e Padre Antônio Suzenito que era a pessoa de referência como primeiro Coordenador da escola.

Nos anos seguintes, de 1986 a 1995, Irmã Elisabeth Stümpfler assume a coordenação da ESPAC dando-lhe um novo impulso, fortalecendo o seu caráter de escola e diversificando as modalidades de formação, com ênfase para a Pastoral Catequética.

A ESPAC tem como área de abrangência principal, Fortaleza e Regiões Metropolitanas, mas desenvolve ainda trabalhos em outras Dioceses do Regional NE1 e outros Regionais da CNBB.

Hoje, em 2020, a Escola de Pastoral Catequética celebra 50 anos de existência, e para abrir as comemorações do seu ano jubilar, realiza a 6ª Semana Catequética de 10 a 14 de fevereiro, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja ,com o tema: Catequese de Iniciação à Vida Cristã: Formadora de Discípulos-Missionários em Comunidade, objetivando fortalecer a catequese de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, tendo em vista o anúncio e o testemunho do Evangelho em comunidade, na construção do Reino de Deus. O tema atende as orientações e exigências do doc. 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã, itinerário para formar discípulos missionários.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Pequeno manual “Domingo, Dia do Senhor e Semana Santa – oração em família em tempo de Epidemia”.

Oração e Bênção “Urbi et Orbi”

Pastoral da Comunicação lista dicas de filmes católicos disponíveis no YouTube

Papa Francisco suspende visitas ad limina dos bispos do Brasil que ocorreriam até outubro

Padre Geovane

Filhos da luz