ESPAC celebra 50 anos de serviço à Igreja Católica no Ceará

Na celebração de abertura

Acontece hoje no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” que fica localizado na Rua Rodrigues Junior, 300 – Centro o encerramento da VI Semana Catequética.

Para esta sexta-feira, dia 14.
– Apresentação das Experiências de Iniciação à Vida Cristã – IVC na Paróquia São João Batista – Horizonte e na Diocese de Tianguá;
– Conclusões do assessor – Pe. Jânison de Sá;
– Momento Orante

Contatos: Elenir Pereira (85) 9 9655.2247

A Semana Catequética tem a assessoria do Padre Jânison de Sá Santos, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.

O que é a ESPAC?

Celebração de abertura da Semana Catequética

A ESPAC é uma Instituição da Arquidiocese de Fortaleza, criada em 1970. Ela oferece uma formação sistemática aos Catequistas das Pastorais, Movimentos, Serviços Eclesiais e também a Profissionais Liberais cristãos que buscam conhecimento da Sagrada Escritura e aprofundamento da fé.

Além disso, antes de 1970, a ESPAC não tinha ainda um caráter de Escola, era um curso de catequese oferecido a religiosas de diferentes congregações, e ministrado nas dependências do Colégio Imaculada Conceição.

Aspectos Históricos da ESPAC

Desde 1970, por iniciativa de Dom Miguel Câmara, então Bispo auxiliar e com o apoio de Dom José Delgado, Arcebispo de Fortaleza, o curso passa a ser ministrado no Seminário da Prainha e abre espaço para a formação dos leigos. Esta iniciativa foi decorrente da abertura provocada pelo Concílio Vaticano II, que compreende a Igreja como Povo de Deus, toda ela ministerial e chamada a uma presença atuante no mundo.

A Igreja de Fortaleza assume desta forma, o compromisso de possibilitar maior formação aos agentes de pastoral leigos.

Pouco a pouco o curso vai se estruturando como Escola, ampliando seu currículo para promover uma atualização fundamentada nos Documentos Conciliares, da Igreja no Brasil e na América Latina, sobretudo Medellín, Puebla, Aparecida, Catequese Renovada e Iniciação à Vida Cristã.

Outras aspectos fundamentais é que algumas pessoas foram de tal importância para a criação da ESPAC: Irmã Inês de Barros Leal, Padre Paulo Pontes, Padre Luís Uchoa, Padre Antônio Sidra e Padre Antônio Suzenito que era a pessoa de referência como primeiro Coordenador da escola.

Nos anos seguintes, de 1986 a 1995, Irmã Elisabeth Stümpfler assume a coordenação da ESPAC dando-lhe um novo impulso, fortalecendo o seu caráter de escola e diversificando as modalidades de formação, com ênfase para a Pastoral Catequética.

A ESPAC tem como área de abrangência principal, Fortaleza e Regiões Metropolitanas, mas desenvolve ainda trabalhos em outras Dioceses do Regional NE1 e outros Regionais da CNBB.

Hoje, em 2020, a Escola de Pastoral Catequética celebra 50 anos de existência, e para abrir as comemorações do seu ano jubilar, realiza a 6ª Semana Catequética de 10 a 14 de fevereiro, no Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja ,com o tema: Catequese de Iniciação à Vida Cristã: Formadora de Discípulos-Missionários em Comunidade, objetivando fortalecer a catequese de Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal, tendo em vista o anúncio e o testemunho do Evangelho em comunidade, na construção do Reino de Deus. O tema atende as orientações e exigências do doc. 107 da CNBB: Iniciação à Vida Cristã, itinerário para formar discípulos missionários.