Equipe de Campanhas realiza dia de estudo sobre a CF

A Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Fortaleza fez um momento de estudo sobre o texto base da Campanha da Fraternidade no dia 21 de fevereiro, no Centro de Pastoral “Maria Mãe da Igreja”. O estudo foi realizado durante todo o dia (das 8h às 16h). estiveram presentes os representantes das Equipes de Campanhas das Regiões Episcopais: São José, Nossa Senhora da Palma e Nossa Senhora dos Prazeres, também membros da Pastoral do Povo da Rua e da Pastoral Carcerária. A metodologia utilizada para o estudo foi a leitura em grupo e partilha em plenária.

A Campanha da Fraternidade de 2014 tem como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e com o lema: “É para liberdade que Cristo nos libertou (Gl5, 1)”, tendo como objetivo geral: Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias forma e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao regaste da vida dos filhos e filhas de Deus. (Texto Base 5).

A coordenadora da Equipe de Campanhas, Rosélia Follmann, falou sobre a importância do estudo da CF em nossa Arquidiocese: “Este estudo se dá pela necessidade que temos de aprofundar o tema, de sabermos como acontece às questões do tráfico, quais os riscos, as consequências… Para que nós como Igreja, como cristãos que somos, possamos assumir mais essa campanha. Queremos conhecer mais o conteúdo, nos munir de conhecimento bíblico, teológico, socioeconômico para que possamos trabalhar mais como Igreja que somos”.

O desejo de Elenise Mesquita, da Região Episcopal São José “é que essa Campanha alcance uma grande comunicação para o povo do Brasil sobre esse crime horrível que é o tráfico de pessoas. Com a leitura que estamos fazendo com o texto base, com as pesquisas, com todas as comunicações que temos, nós estamos impressionados com essa realidade tão cruel, com esse crime contra o ser humano, contra o projeto de Deus para a humanidade, que tem feito tantas vítimas, mulheres, crianças, sempre os mais frágeis. Estamos muito imbuídos nesta questão, para primeiro conhecer, depois despertar sobre o conhecimento das práticas do tráfico”, acrescenta ainda, “queremos resgatar a dignidade dos filhos e filhas de Deus. Esse é nosso objetivo”.

Alex Ferreira – Pascom Arquidiocesana e Equipe de Campanhas

Fotos do encontro