Entrevista: CF 2019 – A felicidade humana como horizonte das Políticas Públicas

Félix Fernando Siriani, o entrevistado da edição da Revista Bote Fé em circulação neste último semestre de 2018, conhece as Políticas Públicas, tema da Campanha da Fraternidade 2019, não apenas teoricamente. Paulista de Americana (SP), ele é mestrando em Mudança Social e Participação Social da Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em Gestão de Políticas Públicas pela mesma universidade. Paralelo à academia, Siriani vem forjando sua visão a partir de experiências concretas.

Integrou as comissões organizadoras da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude de Americana (SP), da Conferência Regional de Políticas Públicas de Juventude e da etapa nacional da 1ª Conferência de Juventude, ambas realizadas em 2008. Ele também conhece, internamente, como funciona um conselho público, mecanismo de participação, monitoramento e controle social de Políticas Públicas. De 2012 a 2014, foi representante da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) no Conselho Municipal de Juventude de Americana (SP). E é essa experiência que o credencia a identificar pontos frágeis no processo das Políticas Públicas no Brasil. “A corrupção, a falta de compreensão entre o público e o privado e a instabilidade política do país fazem com que as Políticas Públicas sejam negligenciadas pelo Estado, sobretudo aquelas que têm como público-alvo os mais pobres”, afirma. Ele é um dos colaboradores do Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o lema é “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27).

Confira a íntegra da entrevista.