Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Encontro do Clero traz como facilitador Pós-doutor em Teologia Moral

O Encontro do Clero 2024 da Arquidiocese de Fortaleza tem sua realização no Seminário São José de Teologia.  Sob a presidência de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Emérito, a missa foi a primeira atividade do grupo.

Dom José Antonio preside a Missa de abertura do Encontro do Clero 2024.

Palavra de Abertura: Padre Rafael Solano e sua Perspectiva Singular

O conferencista, Padre José Rafael Solano Durán, proveniente da arquidiocese de Londrina (PR), traz uma rica bagagem acadêmica, incluindo mestrado e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, além de pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto São João Paulo II de Roma, Universidade Lateranense de Roma. Atuando como consultor da CNBB no setor vida e família, Padre Solano também leciona Teologia Moral e Bioética na PUC (PR) em Londrina.

Padre Rafael Solano é o facilitador do Encontro do Clero 2024.

Currículo do Facilitador: Padre Rafael Solano

O Padre Rafael Solano destaca-se por seu compromisso com questões fundamentais da moralidade e bioética na contemporaneidade, sendo uma figura de referência no cenário teológico.

Reflexões Profundas sobre a Crise da Ideia de Pessoa

Dom Gregório Paixão, OSB deu as boas-vindas ao clero.

Em sua fala introdutória, Padre Rafael Solano provocou reflexões profundas sobre a crise atual da ideia de pessoa, criticando a filosofia líquida de Bauman. Ele ressaltou que a verdadeira natureza das coisas é linguística, não líquida, destacando a crise de comunicação digital que aflige a sociedade moderna.

Reflexões sobre a Crise da Pessoa e a Angústia Existencial.

Partindo das ideias de Kierkegaard e do existencialismo, Padre Solano abordou a importância da angústia na determinação da vida. Destacou que, embora todos sejamos traumatizados, é a capacidade de enfrentar esses traumas que nos faz amadurecer.

A Missa de abertura foi celebrada na Capela do Seminário de Teologia.

“Vivemos numa sociedade que estabeleceu uma medida de mediocridade”, afirmou, ecoando as palavras do papa  Bento XVI sobre o relativismo como a crise do mundo. Ele desafiou os participantes a olharem para dentro, confrontando realidades dispares e questionando a avidez na expressão exterior versus a introspecção, resultante não poucas vezes em uma ética não condizente com a coisa verbalizada.

Encontro do Clero 2024.

Desafios Pastorais em Foco: Histrionismo e Mais

Ao longo do Encontro do Clero 2024, o Padre Rafael Solano vai aprofundar sobre o histrionismo, uma tendência contemporânea de busca constante de atenção e reconhecimento. As palestras previstas abordarão temas como ética e comportamento, sexualidade, além da proposta da escola de Winnicott, incentivando a evolução em contraste com uma mera existência.

O evento promete ser um espaço de reflexão e diálogo, guiado pela sabedoria e experiência do Padre Rafael Solano. À medida que os dias se desenrolam, os participantes irão explorar os “Desafios Pastorais para o Ministério Hoje e a Importância da Misericórdia e Pastoral do Cuidado”.

5 respostas

  1. que sejam abençoados cada vez mais com a Sabedoria que Deus deu a Salomão🔥➕️🕊

  2. Muito interessante neste mundo tão caótico onde se valorizar demais o externo, o aparecer exista pessoas buscando olhar para o interior e buscar a essência do ser humano!!
    Parabéns!!

  3. Desejo um excelente Encontro do Clero 2024: que real e verdadeiramente discutam, dialoguem e tomem um posicionamento pastoral que poderá ajudar outras dioceses e, quiçá, até o mundo inteiro, pois, infelizmente, muitas questões morais ainda são e/ou estão muito complexas dos Fiéis e também muitos Clérigos de ensinarem de maneira “única e singular…”

    Fraternalmente,

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais