Encontro de reflexão da missão ad gentes

O encontro foi realizado através de uma parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), Centro Cultural Missionário (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

IMG_9276Nos dias 18 a 20 de março, na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, aconteceu o encontro de reflexão e aprimoramento da missão ad gentes, com o tema “Um caminho de sensibilização, cooperação e conversão pastoral missionária”. O encontro foi realizado através de uma parceria entre a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, as Pontifícias Obras Missionárias (POM), o Centro Cultural Missionário (CCM) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Representantes de 18 congregações religiosas e de 12 regionais da CNBB participaram do encontro que teve por finalidade partilhar, avaliar e aprofundar as experiências missionárias além-fronteiras e os projetos ad gentes assumidos e sustentados pelos Regionais da CNBB e por Dioceses, Congregações e Institutos (Comunidades) religiosos. O encontro também teve por finalidade preparar o mês missionário extraordinário convocado pelo Papa para outubro de 2019.

Dom Esmeraldo Barreto de Farias, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, lembra sobre a importância de cultivar espaços de partilha de vivências missionárias. “Esse impulso para partilhar com outras pessoas a experiência de Jesus Cristo é algo que precisa estar bem forte em nosso coração. Seja dentro da família, na comunidade, no lugar onde moramos, ou até mesmo em outros lugares do Brasil ou do mundo. A motivação missionária é a mesma: ajudar com que Jesus Cristo seja mais conhecido, amado, seguido e testemunhado.”

Ir. Regina da Costa Pedro, coordenadora provincial das Irmãs Missionárias da Imaculada, foi missionária na República dos Camarões por 8 anos. No Brasil, esteve no Amapá e na periferia de São Paulo. “Nosso serviço é ser fiel à própria vocação missionária da Igreja. Este encontro, com as partilhas riquíssimas que ouvimos, vai nos animar ainda mais e qualificar o trabalho missionário dentro das Igreja do Brasil. Assim, colaborando com o apelo do Papa Francisco para sermos uma Igreja em saída, rumo a todas as periferias que necessitam da alegria do anúncio do Evangelho”.

Celebração dos 40 anos das POM no Brasil
Ao final do encontro, durante a Celebração Eucarística, foi lembrado o ano em que se comemora os 40 anos das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil. Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM, lembrou as congregações religiosas que deram início ao trabalho missionário das POM. Ao longo de 2018, outras ações celebrativas serão realizadas, como o lançamento do vídeo institucional que apresenta as obras e o trabalho missionário em todo o Brasil.

Fonte: POM