Encontro de Presbíteros: “Alegria no testemunho do Evangelho”

Aparecida (RV) – O Santuário Nacional de Aparecida está sendo sede, de 20 a 25 do corrente, do 16º Encontro Nacional de Presbíteros que tem como tema: “Presbíteros do Brasil, alegria no testemunho do Evangelho”.

O evento é promovido pela Comissão Nacional dos Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e reúne 554 padres de todas as Dioceses do Brasil e convidados de outros países. Está presente no encontro Dom Jorge Patrón Wong, secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero e mais dois assessores de renome nacional e internacional.

O Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Krieger, vice-presidente da CNBB, presidiu à celebração Eucarística inaugural, na última quarta-feira (20/4), dizendo: “Muitos olhares estão voltados para vocês. Entre esses olhares estão os dos leigos e leigas que esperam muito de vocês para viverem à luz do Evangelho, sendo sal da terra e luz do mundo… a maior parte do que o bispo consegue realizar em sua diocese, consegue fazê-lo por meio de seus sacerdotes”.

Destacando ainda que os sacerdotes são exemplos para muitas pessoas, Dom Murilo falou ainda do olhar que os bispos têm sobre os sacerdotes: “Quando assumi a arquidiocese de Salvador disse uma frase aos meus sacerdotes ‘Quero testemunhar o que eu aprendi ao longo dos meus anos de episcopado’: a maior parte do que o bispo consegue realizar em sua diocese, consegue fazê-lo por meio de seus sacerdotes”.

Em nome da presidência da CNBB, Dom Murilo encerrou sua homilia pedindo que os padres vivenciem intensamente os dias do Encontro Nacional dos Presbíteros.

Ao final da celebração, a Diocese de Primavera do Leste Paranatinga (MT) recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que irá peregrinar pela região do Mato Grosso em preparação ao Jubileu dos 300 anos. (MT/CNBB)

Fonte: Rádio Vaticano

Confira as fotos dos representantes do Regional Nordeste I da CNBB

Fotos by Padre Jean Douglas Miranda -Pároco de Croatá e Coord. Pascom da Região N. Sra. dos Prazeres