
No dia 11 de abril, foi realizado o Encontro Geral da Pastoral da Comunicação (Pascom), na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Fortaleza, reunindo cerca de mil agentes de diversas paróquias em um momento de formação, espiritualidade e partilha. Mesmo com a manhã chuvosa, a expressiva participação demonstrou o compromisso e o entusiasmo dos pasconeiros com a missão.
O encontro contou com a assessoria do padre Rogério Marques, da Diocese de Iguatu, que destacou a comunicação como instrumento essencial na construção da paz. “Mais que informar, comunicar é gerar encontro, promover o diálogo e cultivar relações marcadas pela caridade e pela verdade.” Ele ainda pontuou que a comunicação, quando vivida com responsabilidade, tem o poder de curar feridas, aproximar pessoas e gerar reconciliação. “A comunicação para a paz não se limita a nós, mas alcança o outro”, foi uma das ideias centrais trabalhadas ao longo do encontro.

O sacerdote ainda fez uma breve explanação sobre a paz; dentre alguns “tipos”, estão a interior e a exterior. Posteriormente, ele falou sobre um trecho do Evangelho do dia: “Ide ao mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Em seguida, conduziu reflexões sobre o papel da comunicação na construção da paz, como “olhar para as pessoas pelo que elas são” e “quando a injustiça não é reparada, gera mais injustiça”.
A programação foi encerrada com a Santa Missa, presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo Metropolitano de Fortaleza e concelebrada por diversos padres. Em sua homilia, ele refletiu sobre a ressurreição de Cristo a partir da experiência de Maria Madalena, destacando sua transformação e coragem em anunciar a Boa Nova, mesmo diante da incredulidade dos apóstolos. Isso a tornou a primeira mensageira da ressurreição, e o Papa Francisco ainda decretou que ela fosse chamada apóstola dos apóstolos.
“Somos chamados a anunciar a Boa Nova com serenidade, verdade e o coração voltado para o outro”, afirmou. Ainda em sua homilia, Dom Gregório ressaltou que a comunicação deve sempre conduzir à paz, evitando palavras que ferem ou dividem e promovendo aquilo que edifica e aproxima.
O encontro reafirmou a importância da Pastoral da Comunicação como instrumento de evangelização e construção de pontes dentro da Igreja e na sociedade. Ao final da programação, os participantes retornaram às suas paróquias motivados a viver a comunicação com responsabilidade, sensibilidade e espírito missionário, levando adiante o compromisso de anunciar a Boa Nova com verdade, caridade e promoção da paz.
Galeria de imagens:
























Matéria: Gustavo Neto/Fotos: Sercom Arqfor.