Encerra-se hoje a 59ª Assembleia Geral da CNBB: dever cumprido

Silvonei José – Aparecida – Vatican News

Encerram-se nesta sexta-feira os trabalhos da 59ª Assembleia Geral da CNBB que tiveram início no último domingo, 28 de agosto, com a Santa Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Uma semana vivida de forma muito intensa com orações, encontros e votações de vários documentos.

Um clima de muita alegria e fraternidade marcou as atividades durante a Assembleia Geral. Abraços, apertos de mãos, risadas, e muita conversa demonstrou que o reencontro fora muito esperado pelos bispos. Depois de dois anos e meio sem reuniões presenciais, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o episcopado brasileiro voltou a se reencontrar em Assembleia.

A Assembleia Geral se conclui com o objetivo cumprido, ou seja, a votação de documentos que devido à pandemia e a exigência da presencialidade do Estatuto da CNBB não puderam ser votados durante a primeira etapa da Assembleia Geral.

Imagem de Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional

Imagem de Nossa Senhora Aparecida – Santuário Nacional

Foi sem dúvida uma semana vivida na experiência da comunhão como reafirmaram inúmeras vezes os bispos aos microfones da Rádio Vaticano – Vatican News. ”Trabalhamos, oramos e convivemos, nos fortalecemos para servir mais e melhor o povo Deus e a Igreja Católica no Brasil, disseram.

Dom Walmor de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB já na missa de abertura dos trabalhos recordava: “nossos corações não são de gente que participa de uma convenção, mas de servidores do povo de Deus, coração de peregrinos, como o dessas pessoas que aqui nos cercam e que vêm pela fé, porque confiam na proteção da Mãe, Maria. Estamos aqui com o coração de discípulos e missionários”.

Nesta segunda etapa da Assembleia Geral da CNBB diversos temas foram votados e discutidos. O tema central para aprofundamento foi “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”. Um caminho que a Igreja está construindo em comunhão com o Papa Francisco e o mundo todo para que a Igreja se torne mais forte e obtenha mais vigor missionário.

Celebração no Santuário Nacional

Alguns dos bispos do Brasil não estiveram presentes no início dos trabalhos por estarem em Roma onde participaram no sábado do Consistório para a criação de novos cardeais. Entre eles o arcebispo de São Paulo, o cardeal Odilo Scherer que chegou o ontem a Aparecida. Nós conversamos com ele.

Sobre os trabalhos desta semana nós conversamos com dom Adilson Pedro Busin, CS, bispo auxiliar de Porto Alegre…

Esta semana aqui em Aparecida foi a continuidade de um processo de escuta que foi iniciado na primeira fase da 59ª AG CNBB, realizada em formato on-line, em abril deste ano, com os 19 regionais da CNBB sobre a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, DGAE (2019-2023) à luz do processo do Sínodo 2023.

59ª Assembleia Geral da CNBB

Para o arcebispo de Feira de Santana (BA), dom Zanoni Demettino Castro, a Assembleia foi um momento de alegria e satisfação.

“Nós, bispos do Brasil vivendo, convivendo, celebrando juntos a Eucaristia, caminhando do hotel até a Basílica, foi um momento de graça e de alegria que nos confirma na unidade e na fé.  Os encontros on-line foram muito eficazes e produtivos, mas não chega aos pés desse encontro de irmãos. Aqui se fortalece a colegialidade, se expressa a sinodalidade da Igreja e nos aponta para uma Igreja atenta, presente, que tem em si mesma a vida, as alegrias, as dores, os sofrimentos e, sobretudo, o sofrimento do povo”, relatou o arcebispo.

Portanto, a etapa presencial da 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (CNBB) tratou-se de uma fase dedicada à votação dos temas que, estatutariamente, exigem a presencialidade do episcopado, como as atualizações no Estatuto da CNBB, o Novo Missal, Ministério do Catequista, Tema Central da 60ª Assembleia Geral da CNBB e Estudo nº 114 cujo título é: “E a Palavra habitou entre nós” (Jo 1,14): Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias”.

59ª Assembleia Geral da CNBB

Além das votações, foram realizados nesta quinta-feira o retiro dos bispos e a procissão com a imagem de Nossa Senhora do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida onde se celebrou a Santa Missa.

Ontem à noite o espetáculo musical no âmbito das comemorações do ano jubilar dos 70 anos da CNBB. Participaram, entre outros o grupo Ir ao Povo, Ziza Fernandez e Padre Antonio Maria.

Nós encontramos o grupo Ir ao Povo antes do espetáculo…

Nesta sexta-feira, na parte da tarde, o encerramento dos trabalhos e a publicação da Mensagem ao Povo Brasileiro.

Fonte: Vatican News