Encerra, em Brasília, mais um Encontro anual do Conselho Missionário Nacional - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Encerra, em Brasília, mais um Encontro anual do Conselho Missionário Nacional

“Cada um de nós é importante para o Senhor que nos confiou dons e talentos”, disse dom Sérgio Braschi, bispo de Ponta Grossa, PR, durante missa celebrada na manhã deste domingo (13), no último dia do encontro do Conselho Missionário Nacional – COMINA, realizado em Brasília – DF, em preparação ao 3º Congresso Missionário Nacional e 4º Congresso Americano da Venezuela.

“As leituras nos alertam para a urgência da Missão. A Palavra de Deus hoje está carregada de alegria e esperança, mostra o lado positivo. Precisamos acolhê-la para que nos incentive para a Missão. A primeira leitura fazia referência à mulher forte do livro da Sabedoria. A mulher é muito prática. Demos graças a Deus pelas mulheres que estão na Missão”, refletiu dom Sérgio ao comentar as leituras do 33º Domingo do Tempo Comum.

“O Evangelho destaca a importância de fazer render os talentos. Colocar nossos dons e serviços onde Deus nos colocou para ajudar as pessoas a despertar para a Missão”, destacou o presidente do COMINA. “Estou convencido: ou nós nos tornamos uma Igreja missionária ou perderemos a fé. A fé só subsiste na partilha”, concluiu.

Os participantes do encontro fizeram ainda uma avaliação da Campanha Missionária, realizada em outubro, o Mês Missionário. “A Campanha Missionária precisa ser valorizada por que é um suporte para os missionários além-fronteiras e para a articulação dos organismos de animação missionária no Brasil”, afirmou padre André Luiz de Negreiros, Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária – IAM. O padre explicou ainda, como se dá o processo de criação da Campanha e como os subsídios são distribuídos pelas dioceses do Brasil. Destacou as novidades da Campanha que, pelo segundo ano consecutivo, produz também uma Novena em DVD. A Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões foi inserida como encarte no livrinho da Novena Missionária.

A Campanha foi avaliada positiva com destaque para a produção do DVD e da Novena Missionária. O diretor das Pontifícias Obras Missionárias – POM, padre Camilo Pauletti informou que a arrecadação é enviada para o Fundo Internacional de Solidariedade, em Roma e a prestação de contas é enviada a todas as dioceses.

Foram dados passos para começar a programação da Campanha de 2012. Em sintonia com os Congressos Missionários, o tema escolhido foi: “Brasil Missionário partilha a tua fé”, e o lema: “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio” (Jo 20, 21).

Padre Marcelo Gualberto Monteiro, falou sobre o projeto Juventude Missionária – JM em Formação e da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, da qual é Secretário Nacional. Apresentou também a programação que antecede a próxima Jornada Mundial da Juventude -JMJ, marcada para o Rio de Janeiro em 2013. A Juventude Missionária está envolvida na programação da pré-jornada onde estão previsto dez encontros para os jovens, famílias, idosos e enfermos, numa integração de toda a Igreja.

Na parte da tarde, sob a coordenação do padre Altevir da Silva, os trabalhos se concentraram na análise das “diretrizes missionárias” com sugestões e propostas para a elaboração do documento. Houve ainda espaço para assuntos econômicos e um trabalho em grupos para avaliar a caminhada missionária nos regionais com destaques para desafios e perspectivas, que foram depois partilhados em plenário.

Agradecimentos por parte dos padres Camilo Pauletti e Altevir da Silva, seguido de uma bênção proferida por dom Sérgio Braschi e dom Luciano Bergamin, encerraram, na tarde deste domingo, dia 13, o encontro anual do COMINA.

Por: Jaime C. Patias

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Bispos referenciais da missão realizam encontro na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília

Assis celebra Santa Clara, a santa padroeira universal da TV

China: paróquia em Pequim em caminho sinodal rumo à Solenidade da Assunção

Assessoria de comunicação da CNBB lança “hot site” que aprofunda os temas que serão votados pelo episcopado na 59ª AG CNBB

Missa pela páscoa eterna do Servo de Deus Dom Lustosa e da Serva de Deus Rosita Paiva