Editorial – novembro 2020: “Coleta do Bem”

As diversas coletas e campanhas promovidas pela Igreja no Brasil são momentos de forte sensibilização e mobilização dos fiéis. Ocasião em que a Igreja chama atenção para a vivência da caridade no horizonte da fé cristã. São sinais de co-responsabilidade que manifestam o senso de pertença à comunidade ao mesmo tempo em que oferece os meios necessários para o alívio do sofrimento dos mais pobres. São elas: a Coleta da Solidariedade como gesto concreto da Campanha da Fraternidade com seus diversos temas cada ano na preparação para a Páscoa e seus recursos de solidariedade aplicáveis em projetos para a promoção humana dos mais necessitados nas comunidades do Brasil; a Coleta para a Terra Santa realizada na Sexta-feira Santa, destinada a apoiar a sobrevivência dos irmãos nos lugares santos e obras de caridade na terra onde viveu e deu a vida pela humanidade nosso Senhor Jesus Cristo; o Óbulo de São Pedro na festa de São Pedro e São Paulo, dada ao Papa para socorro em nome da Igreja aos mais necessitados do mundo; também a Coleta das Santas Missões no último domingo de outubro, em suporte das missões evangelizadoras em todo o mundo, nos lugares mais necessitados; e a Coleta da Evangelização, no terceiro domingo do Advento, como suporte para as ações evangelizadoras da Igreja no Brasil.

Em 2020 o modo de realização das coletas foram impactados pela pandemia da covid-19. O mundo mudou mas nossa missão continua, agora, mais necessária do que nunca. As perspectivas para os próximos meses e anos não são animadoras: aumento da fome, da miséria, do desemprego e de tantas outras situações diante das quais não podemos agir com indiferença e omissão” (Texto-base da Campanha da Evangelização).

Por esta razão a Coleta da Solidariedade e também a Coleta para a Evangelização serão realizadas de modo diferente esse ano. Não somente estas coletas mas também as coletas para os lugares santos e Óbulo de São Pedro sofreram alterações em seu modo de realização.

“Conscientes do momento difícil que vivemos em nossas comunidades, paróquias e dioceses, somos chamados a colaborar motivados pela generosidade de Cristo” (Texto-base da Campanha da Evangelização).

“É tempo de cuidar da Evangelização!” é o tema da Campanha para a Evangelização deste ano que será realizada em conjunto com a Coleta da Solidariedade. Motivados pelo lema: “Conheceis a generosidade de Cristo.” (2 Cor 8,9), a Igreja no Brasil quer renovar a co-responsabilidade na ação evangelizadora que também necessita de recursos. “Como Igreja somos comunidade que cuida dos pobres; uma comunidade que cuida do anúncio da Palavra; uma comunidade que cuida da vida!” (Texto-base da Campanha da Evangelização).

A Coleta do Bem a ser realizada durante a solenidade de Cristo Rei (21 e 22 de novembro) será o grande gesto concreto da Campanha “É tempo de cuidar da Evangelização” que tem como objetivo mobilizar a comunidade, os homens e mulheres de boa vontade, a redescobrir a generosidade do amor de Cristo e revelá-la ao mundo por meio desse gesto concreto.

Com esses recursos, a Igreja continuará apoiando diversas iniciativas em favor da vida e da evangelização. Iniciativas que dão origem a belos processos de solidariedade, aliviam sofrimentos e cuidam da vida em plenitude. “É solidário o coração que ama. É solidário o coração que traz em si os mesmos sentimentos de Cristo. Generoso e solidário é o coração de quem não se cansa de fazer o bem” (Texto-base da Campanha da Evangelização).

Somos todos irmãos, como nos tem lembrado o Papa Francisco, irmãos na humanidade, em nossa tão grande diversidade de raças, culturas, nações, confissão de fé, mas todos irmãos, filhos do mesmo Pai. Assim nos unimos no amor que cuida, que protege, que promove a vida em todos! Vejamos como solidariamente participar.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza