“É preciso reaprender a amar, a perdoar, a cuidar, a curar, a dialogar e a servir a todos”, diz, Dom José Antonio

“FRATERNIDADE E EDUCAÇÃO.”

Há 58 anos a Igreja no Brasil, durante o tempo especial da Quaresma, em preparação para a Páscoa e com um grande estímulo para a renovação da vida cristã, sob o impulso do Concílio Vaticano II, a grande proposta de renovação da Igreja e sua missão no mundo, começou o que se chama a Campanha da Fraternidade (1964).

Ela é uma chamada de atenção para a grande novidade – o Evangelho – A Boa Notícia da fé cristã, para o encontro com Jesus, o Filho Eterno que nos revela o Pai e no coenvolve na fraternidade universal dos filhos e filhas de Deus. Este é o Tempo Novo, último e definitivo para a Humanidade e toda a Criação.

A convivência humana ganha sua maior e definitiva dimensão. E tudo o que se refere aos relacionamentos humanos, interpessoais, sociais, políticos, universais, encontra luzes e forças para sua justa realização no bem comum de todos – no Reino de Deus revelado e inaugurado em Cristo Jesus – o Senhor Ressuscitado.

Neste ano 2022 a Educação volta a ocupar as reflexões da Campanha da Fraternidade, agora impulsionada pelo Pacto Educativo Global proposto pelo Papa Francisco. Na carta de convocação, o Papa Francisco apresenta alguns elementos constitutivos de uma educação humanizada que contribua na formação de pessoas abertas, integradas e interligadas, que também sejam capazes de cuidar da casa comum, já que “a educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”. Assim convoca a todos, agentes neste pacto global por nova humanidade.

Em tempo como o nosso, marcado por uma pandemia e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações, é preciso reaprender a amar, a perdoar, a cuidar, a curar, a dialogar e a servir a todos. Educação é o processo mesmo da formação da pessoa humana e da convivência social no mundo, que a todos envolve como sujeitos do processo educativo da humanidade.  E assim uma verdadeira e positiva compreensão integral da pessoa humana, seu ser, conviver e destino de vida, é a base sobre a qual o processo educativo tem seu projeto e desenvolvimento. Educar é construir a verdadeira fraternidade alicerçada na verdade, na justiça e na paz. Isto será possível à medida em que Cristo, que nos liberta do egoísmo, for tudo em todos (1Cor 15,22).

A CF 2022 tem assim, como seu objetivo: promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Inspirada nas palavras da Sabedoria (cf. Prov 31, 26): “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques