Dom Ricardo: X Encontro Mundial das Famílias é momento oportuno para fortalecer a Pastoral Familiar no Brasil - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Dom Ricardo: X Encontro Mundial das Famílias é momento oportuno para fortalecer a Pastoral Familiar no Brasil

A Igreja celebra em todas as dioceses do mundo, de 22 a 26 de junho, o X Encontro Mundial das Famílias. Pela primeira vez, o encontro ocorre de forma multicêntrica, conforme o desejo do Papa Francisco, com atividades na sede principal e em todas as Igrejas particulares do planeta. O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, motivou os agentes da Pastoral Familiar para a participação no evento e recordou o pedido para que os bispos de todo o Brasil escrevam às famílias sob seu cuidado pastoral.

“É a nossa semana, em nível mundial. Aproveitemos isso como uma graça divina, momento oportuno para que nós possamos fortalecer a Pastoral Familiar no Brasil”, disse dom Ricardo, durante live na última semana.

Multicêntrico

A décima edição do Encontro Mundial das Famílias será realizada em Roma, assim como a primeira e a terceira edições (1994 e 2000). Ali estarão os delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo (35 da CNBB), bem como representantes dos movimentos internacionais envolvidos na pastoral familiar. O tema escolhido para reflexão é “Amor em família: vocação e caminho da santidade”.

Com o novo formato escolhido pelo Papa Francisco, cada diocese foi convidada a organizar eventos semelhantes em suas comunidades locais. Em todo o Brasil já estão agendadas lives, encontros, missas, retiros, entre outras atividades voltadas para as famílias.

“A ideia, no Brasil, é que todas as paróquias, em suas missas, façam uma abertura. Os três dias que seguem, que todos também se comprometam a ter momentos de lives, de encontros, de aprofundamento dentro dos temas vocação, santidade, amor familiar, que exatamente é a força que vai trazer novamente esse incentivo à Pastoral Familiar em todo o Brasil”, explica dom Ricardo.

O casal coordenador da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, também motivou a participação dos agentes nas iniciativas locais:

“Queremos motivá-los e convidá-los: participe em sua comunidade, em sua paróquia, faça acontecer bonito esse X Encontro Mundial das Famílias. Também queremos agradecer os bispos, sacerdotes, agentes de Pastoral Familiar, movimentos e serviços que prepararam tudo com muito carinho. Estamos recebendo, de Norte a Sul do Brasil, a programação que está riquíssima. Obrigada pelo empenho de cada um”, motivou o casal.

Káthia e Luiz Stolf, casal coordenador da Pastoral Familiar no Brasil

Abertura nacional

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e texto que diz "TESTGRAL FASLE BRASIL ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS ABERTURA NACIONAL Dom Ricardo Hoepers preside a Missa de abertura nacional 22/6-18h00 Basílica histórica de Nossa Senhora Aparecida Transmissão: TV Aparecida ENCONTRO MUNDIAL AAMLAS 022 JUNHO2"

O bispo, que é o referencial da Pastoral Familiar no país, vai presidir a missa de abertura nacional, no dia 22 de junho, às 18h, na basílica histórica de Nossa Senhora Aparecida. A eucaristia terá transmissão da TV Aparecida.

Já no encerramento, dom Ricardo destaca o pedido para que todas as dioceses, no domingo, 26, “tenham uma missa especial, um grande encerramento, com o envio das famílias, com a bênção das famílias, momento de convivência”.

Carta às famílias

Pode ser uma imagem de texto

Também em cada diocese, os bispos foram motivados a escreverem uma mensagem às famílias de sob seu cuidado pastoral. “Depois, nós vamos reunir todas as cartas dos bispos e vamos fazer um livro que será um marco para o Brasil, para mostrar também que a Pastoral Familiar tem muito a dizer sobre família”, projetou dom Ricardo Hoepers.




Imagens e fotos: divulgação/Pastoral Familiar
Fonte: CNBB





Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Se aproxima a 14ª Festa da Vida, momento de celebração e defesa da criação

Paróquia Santa Luzia, no Meireles festeja trezena em honra a Santa Luzia

Presidente da CNBB convida católicos a participarem da “Campanha para a Evangelização 2022”

Primeira Pregação do Advento 2022 com Fr. Raniero Cantalamessa

Fortaleza faz campanha para o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé