Dom Ricardo comenta notícia caluniosa sobre o Pacto pela Vida e Pelo Brasil

O bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, pronunciou-se a respeito de uma notícia que tem circulado sobre um pacto da Conferência Episcopal com entidade pró-aborto. Para dom Ricardo, o texto “é uma afronta a toda Pastoral Familiar do Brasil” e quem escreveu “ignora completamente as prioridades pastorais da Igreja Católica e sua organização”. “Como CNBB, a Comissão Vida e Família continuará sempre incansável na defesa da vida desde a concepção até seu fim natural”, afirma o bispo.

Pacto Pela Vida e Pelo Brasil

A “confusão mediática” por meio de “notícia maldosa e, fora de contexto” questiona o Pacto pela Vida e pelo Brasil, assinado pela CNBB e outras entidades. O documento, assinado em abril reconhece que o Brasil vive uma grave crise – sanitária, econômica, social e política – e que exige de todos, especialmente de governantes e representantes do povo, o exercício de uma cidadania guiada pelos princípios da solidariedade e da dignidade humana, assentada no diálogo maduro, corresponsável, na busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. Leia o Pacto pela Vida e pelo Brasil na íntegra aqui.

Confira a íntegra do pronunciamento de dom Ricardo Hoepers:

Diante da notícia que a CNBB fez um pacto com entidade pró-aborto, digo o seguinte: Isso é uma afronta a toda Pastoral Familiar do Brasil! Quem escreveu ignora completamente as prioridades pastorais da Igreja Católica e sua organização. Sim, ignorante na escrita, mas, maldoso na proposição. Pura maldade contra a Igreja Católica e contra a CNBB.

A notícia tem um só e único objetivo: caluniar a CNBB para fazer desacreditar a sua missão profética em defesa de um país mais justo, fraterno e solidário! É inegável todo o histórico de defesa da vida e contra o aborto que se manifesta em todas as notas oficiais emitidas com coragem e veemência pelos Bispos do Brasil.

Além da presença nos debates e nas audiências públicas, a CNBB e a Pastoral Familiar organizam a Semana da Vida que acontece em todas as dioceses do Brasil. Trabalhamos juntos na Comissão para a Vida e Família que motiva, organiza e faz acontecer a promoção e a Defesa da vida através da Pastoral Familiar.

Só quem tem muita raiva, ódio ou mágoa, mal resolvidos dentro de si, para criar uma confusão mediática com essa notícia maldosa e fora de contexto, levantando falso testemunho com a imagem de Dom Walmor, presidente da CNBB, e da ação pastoral da Igreja Católica.

Espero que todos os cristãos católicos se inteirem corretamente sobre o Pacto da Vida e o leiam na íntegra. Como CNBB, a Comissão Vida e Família continuará sempre incansável na defesa da vida desde a concepção até seu fim natural.

Dom Ricardo Hoepers
Bispo de Rio Grande (RS)