Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Dom Raimundo Possidônio é nomeado bispo da diocese de Bragança (PA)

A Nunciatura Apostólica no Brasil informou, nesta quarta-feira, 15 de maio, que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia ao governo pastoral da diocese de Bragança do Pará (PA), apresentado por dom Jesús Maria Cizzaurre Berdonces. Assim, foi nomeado como novo bispo diocesano dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, atual bispo coadjutor de Bragança. A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao agora bispo emérito e saudação ao novo titular.  

Saudação a Dom Raimundo Possidônio 

Estimado irmão,  

Ao recebermos a notícia de sua nomeação, agora como Bispo Diocesano de Bragança do Pará, renovamos nossos votos de um profícuo ministério à frente desta Igreja Particular.  

Representante de um episcopado que emerge do próprio território amazônico, o irmão tem em sua trajetória os sinais daquilo que a Igreja pode oferecer a si mesma na realização dos sonhos do Papa Francisco para a região, os quais foram partilhados na exortação Querida Amazônia.  

Que o Espírito Santo seja força na condução do povo de Deus que lhe foi confiado, especialmente no momento forte que se aproxima: o Jubileu da Esperança. Um tempo, como nos diz o Papa Francisco, para “nutrir e robustecer a esperança, insubstituível companheira que permite vislumbrar a meta: o encontro com o Senhor Jesus” (cf. Spes non confundit, 5).     

Agradecidos por sua dedicação e serviço à Igreja na Amazônia, renovamos nosso pedido de intercessão a Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Bragança do Pará, para que seja sua companheira na missão.  

Em Cristo,  

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB 


Agradecimento a Dom Jesús Maria Cizzaurre Berdonces 

Estimado irmão,  

Hoje, unimo-nos à Igreja em Bragança do Pará em gratidão a Deus por seu ministério episcopal, e pelo pastoreio dessa Igreja Particular durante os últimos sete anos.  

O nosso agradecimento também é dirigido ao irmão, que correspondeu ao chamado do Senhor da Messe, e fez frutificar a vocação na missão ad gentes, desde o presbiterato. No Brasil desde a década de 1970, pôde corresponder, com frutos à Igreja na Amazônia, ao que a sua congregação religiosa define em seus objetivos: o serviço à Igreja e o esforço cada vez maior para crescer na caridade de acordo com o carisma de Santo Agostinho.  

Registramos ainda neste agradecimento o período que pastoreou a Prelazia de Cametá, no momento especial em que a circunscrição eclesiástica se tornou uma diocese. E ainda o exercício das funções de secretário, vice-presidente e presidente do Regional Norte 2 de nossa Conferência Episcopal. Em todos esses serviços, fez como os missionários citados pelo Papa Francisco na Querida Amazônia, que chegaram à Região com o Evangelho, “deixando os seus países e aceitando uma vida austera e desafiadora junto dos mais desprotegidos”.  

Possa o período da emeritude ser ocasião de novo impulso missionário, tendo presente a atenção demandada pela saúde.  

Maria, Mãe da Igreja, seja guia e intercessora nesta nova etapa.  

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB 

Informações biográficas 

Novo bispo titular 

Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata nasceu em 31 de março de 1954, no distrito de Icoaraci – Belém do Pará. Foi ordenado presbítero em 24 de junho de 1978. 

A partir de 1980, exerceu funções de pároco em diversas paróquias da arquidiocese de Belém do Pará. Foi vice-diretor do Instituto de Pastoral Regional (IPAR); diretor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição da arquidiocese de Belém (de 1994 a 1999); cerimoniário da arquidiocese de Belém (1989 a 2009); administrador diocesano da arquidiocese de Belém (2009-2010). Em 2004, foi nomeado vigário geral da arquidiocese de Belém e coordenador de Pastoral, até 2020. 

Dom Possidônio exerceu ainda a função de assessor em diversos Encontros Inter-regionais da Igreja na Amazônia. Foi colaborador da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA) da CNBB; participou da Comissão organizadora do Mutirão para a Igreja na Amazônia (Brasília, 2005) e da Criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica, a Repam (2014); foi membro da Comissão da CNBB que elaborou as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (2019). Como colaborador ativo do Sínodo para a Amazônia, participou de reuniões e assembleias preparatórias, elaboração do Instrumentum Laboris e, durante o Sínodo, da elaboração do Documento Final. 

No dia 16 de março de 2022, foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo coadjutor da diocese de Bragança do Pará. Sua ordenação episcopal aconteceu no dia 23 de abril de 2022, e sua posse no dia 30 de abril de 2022. Agora, assumirá o governo pastoral da diocese.  

Novo bispo emérito 

Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces é espanhol, de Valtierra. Nasceu em 6 de janeiro de 1952. Religioso da Ordem dos Agostinianos Recoletos, foi ordenado presbítero em 26 de junho de 1976 e logo no início do seu ministério veio atuar como missionário no Brasil. Na prelazia de Marajó (PA), exerceu o cargo de vigário paroquial em Portel, no ano de 1977; foi pároco em Afuá (1978-1987), vigário em Salvaterra (1987) e superior da Missão e Reitor do Seminário de Soure (1988- 1989). 

Também atuou como vice-prior da Casa de Nossa Senhora da Saúde, em São Paulo (1990-1994); prior, pároco e vigário episcopal em Belém do Pará (1994-1997) e vigário provincial da Ordem dos Agostinianos Recoletos no Brasil (1997-2000). 

Em 23 de fevereiro de 2000, foi nomeado bispo da prelazia de Cametá (PA), recebendo a ordenação episcopal em 7 de maio daquele ano. Com a elevação da prelazia a diocese, em 6 de fevereiro de 2013, foi nomeado seu primeiro bispo diocesano. 

No âmbito do Regional Norte 2 da CNBB, dom Jesus Maria Cizaurre foi secretário, vice-presidente e presidente, no período de 2007 a 2015. 

Em 17 de agosto de 2016, foi nomeado para assumir a diocese de Bragança do Pará, Igreja Particular que assumiu no dia 15 de outubro daquele ano. 

Fonte: CNBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais