Dom Lustosa: um processo em andamento | Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Dom Lustosa: um processo em andamento

No último abril, entre os dias 10 e 14, representantes da Comissão Arquidiocesana pela Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa, em Fortaleza, participaram do II Seminário para promover causas de beatificação e canonização da família Salesiana, realizado em Roma. Este Seminário centrou-se no acompanhamento de milagres e na fama de santidade como elementos necessários para as causas.

Dom Antônio de Almeida Lustosa teve lugar nesse evento por ser filho de Dom Bosco, membro da família Salesiana. A tanto que a Comissão se sentiu profundamente acolhida pelo Postulador Geral dos Salesianos Pe. Pier Luigi Cameroni e toda a família salesiana presente no evento. O tema proposto pela equipe organizadora versou sobre a validade de milagres para que as causas tenham sustentação. Contribuíram diversos peritos com palestras de denso conteúdo, sobretudo foi marcante a presença do Cardeal Ângelo Amanto, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. Sua intervenção demonstrou a importância dos processos em todo o mundo, como uma fala de Deus para a humanidade, uma boa notícia. Pois, segundo o Cardeal, os milagres são uma boa notícia, fala de Deus por meio de seus santos, portanto, como sinais, os milagres indicam a presença de Deus. O mesmo Cardeal ainda assinalou que “os milagres são o respiro de Deus na história do homem. Nos milagres sentimo-nos próximos ao coração misericordioso do Deus criador e redentor”.

A representação da Comissão da Arquidiocese de Fortaleza, composta pela Irmã Margarida Sales (Josefina), Lúcia Lustosa, José Benevides e Pe. Abimael, msc, recebeu valorosa formação para seus trabalhos na causa de Dom Lustosa, tais como: a necessidade de documentar continuamente a fama de santidade, não somente no processo diocesano; a importância de rezar novenas e orações aos Veneráveis e aos Servos de Deus, pelas suas causas; as causas são fatos da Igreja, por isso é preciso envolver o clero, movimentos, o laicato, por ser um dom para a Igreja; conservar o aspecto de intercessão nas invocações, isto é, rezar pedindo que o Servo se dirija a Deus por uma graça que se necessite. Mas, sobretudo, como repetido diversas vezes: dar respiro eclesial à causa de beatificação ou canonização, isto é, fazer dela uma obra, uma missão da Igreja.

Durante as exposições foi assinalado repetidamente o espírito de que hoje as causas de beatificação e canonização são necessárias, como remédio para toda corrupção humana, todo o mal que há no mundo. Apresentá-las como um chamado de Deus à santidade, um chamado a todos os batizados. Pela sua importância na história e riqueza espiritual, foi também assinalado que o demônio não gosta da causa dos beatos e santos, pois leva à falência o seu projeto de ilusão e morte. A santidade é a vitória da vida em Deus.

Quanto à causa de Dom Lustosa, encontra-se em Roma, com o Postulador Geral dos Salesianos, estando na fase da Positio, que é o estágio anterior ao reconhecimento das virtudes, isto é, ao título de Venerável. Sendo agora missão da Comissão Arquidiocesana e de toda a Igreja de Fortaleza, rezar e se empenhar por esta causa, que seguramente traz grandes bênçãos para a Igreja local e marca a história dos fiéis e do clero, com um exemplo de santidade tão próximo, como dom da misericórdia de Deus.

Cabe aqui finalizar agradecendo a toda a Comissão, ao Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio, pelo apoio oferecido para a participação de representantes de Fortaleza nesse seminário em Roma.  Também agradecer ao vice-postulador Pe. Paulo Eduardo Giacomo, sdb, e ao postulador Geral Pe. Cameroni, sdb, por toda a atenção dispensada à causa de Dom Lustosa.

Pe. Abimael F. Nascimento, msc
Mestre em Teologia Sistemática
Assessor Teológico do Processo pela Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

O Papa: a hospitalidade é uma virtude ecumênica que exige disposição para ouvir os outros

Papa acolhe renúncia de dom Carmelo Scampa e nomeia novo bispo para São Luís de Montes Belos (GO)

Papa acolhe renúncia de dom Edney Gouvea, bispo de Nova Friburgo (RJ)

padre brendan

Santo Antão, Abade

Cursos da ESPAC para o Ano de 2020