Dom José Luiz é eleito presidente Nacional do Serviço Pastoral do Migrante

Rompendo Fronteiras com os migrantes! Este foi o tema da XV Assembleia Nacional do SPM – Serviço Pastoral dos Migrantes, de caráter eletivo, e, que aconteceu em São Paulo, na Casa de Encontros Sagrada Família, de 04 a 06 de novembro de 2011.

Presentes 65 pessoas de 15 Estados brasileiros e do Distrito Federal. A Assembleia contou com a assessoria do Prof. Helion Povoa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, que discorreu sobre os desafios da migração atual com a seguinte questão: como chamar o migrante hoje, visto que suas realidades são diversas e complexas? Além dos motivos econômicos, multiplicam-se questões políticas, sociais e ambientais desencadeadoras de migrações, remigrações, migrações de retorno, migrações forçadas devido aos grandes projetos, etc. Nesse contexto, intensifica-se a violação de direitos humanos expressa principalmente no trafico de pessoas, trabalho escravo e servidão por dívida, erguimento de muros, leis severas de restrição e de criminalização dos migrantes.

Contudo, a Pastoral dos Migrantes os vê como sujeitos de direitos e se compromete com a luta pela cidadania universal, ainda que esta pareça ser uma bandeira utópica. A pastoral que completou 25 anos, percebe os migrantes como “profetas de mudanças” que questionam o atual paradigma de desenvolvimento, seu modelo civilizatório, e, sinalizam novas formas de compreensão e ação social. Os migrantes são evangelizadores na medida em que partilham experiências e abrem horizontes de esperança (Cf. Bento XVI). O migrante carrega ricas experiências culturais e rompe fronteiras!

A assembleia destacou quatro prioridades para a orientação do trabalho geral do SPM, a saber: a) formação de agentes nos núcleos de base; b) atuação nos locais de origem, trânsito e destino dos migrantes; c) combate ao trabalho escravo, contrabando e tráfico de pessoas; d) fortalecimento institucional sustentável.

A eleição da nova coordenação ocorreu num clima de muita serenidade. Ao final, em ambiente alegre e fraterno, Dom Demétrio passou o chapéu para Dom José Luiz Salles, que se tornou o novo presidente eleito do SPM. Inspirados e animados pela celebração de envio, todos abraçaram os compromissos assumidos na perspectiva de transformações sociais e romper fronteiras com os migrantes.

Veja as fotos

5 respostas

1. QUEREMOS PARABENIZAR O NOSSO BISPO AUXILIAR DOM JOSÉ LUIZ POR ESTE SERVIÇO QUE ASSUME JUNTO A PASTORAL DOS MIGRANTES.DEUS ABENÇÕE A CADA DIA SUA MISSÃO.

2. Dom José Luiz, querido parabéns por mais essa missão que a providência lhe confia e que certamente desempenhará com todo amor e sabedoria. Pois, Deus nunca abandona seus filhos. Um grande abraço,

3. Olá, me chamo Emilia e gostaria de saber como eu faço para saber onde esta o padre Luciano Banbrina que foi de Belém para Fortaleza. Se alguém souber favor ne avisar. Obrigada.