Dom Irineu Danelon fala sobre o Projeto Prevenir realizado no Regional Nordeste 1

O Projeto Prevenir celebra com vitórias esta obra de prevenção no estado do Ceará. De acordo com o coordenador da Pastoral da Sobriedade no Regional Nordeste 1, Rogério Melo, neste mês de outubro, chegou a 117 o número de escolas do estado assistidas. “Cerca de 35 mil alunos foram contemplados com palestras sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas”.

Dom Irineu Danelon, bispo responsável pela pastoral da Sobriedade Nacional, comparou o projeto Prevenir com as obras de são João Bosco. A seguir, a íntegra da carta enviada pelo bispo ao Regional.

Congratulações pelo seu maravilhoso trabalho: Projeto Prevenir.

De fato, o povo tem razão quando afirma: “É melhor prevenir do que remediar”.

Sou discípulo de São João Bosco, o qual já há cem anos atrás tornou-se o grande incentivador do Sistema Preventivo. Baseou sua proposta em três palavras chaves: Razão, Religião e Bondade. Razão: Somos seres racionais e é fundamental aprimorar nossa razão, nossos conhecimentos se nossa consciência pessoal. Ela é como a bússola, existe para aprimorar as escolhas; indicar a direção da caminhada, desenvolver as experiências positivas que desenvolvem, as motivações. Castigar só é muito desaprovador.

A pessoa que não possui a consciência bem formada, facilmente será vítima de proposta inadequadas, caminha influenciado, dependente, perde sua liberdade.

Religião: Quem não tem religião reduz o conhecimento dos eu verdadeiro DNA, ignora sua dignidade, o porque está no mundo, de onde veio e para onde vai. Não sabe amar, perdoar, servir, conviver. Ignora que possui um Pai que o ama. Em geral vive na solidão no meio da multidão. Sua vida é uma “droga” e ele facilmente a desvaloriza na busca de prazeres passageiros, sem nunca sentir a alegria de servir.

Bondade: A bondade não é uma virtude em meio às demais. É fundamento de todas as demais virtudes. Todos querem ser bem tratados, com ternura, com compreensão, com carinho, respeito, paciência, com dignidade. Quase sempre as pessoas infelizes foram mal amadas e escolheram então um estilo de vida embasado na violência, na agressão verbal, na luta de classe, pisam sobre a cabeça e dignidade dos outros para galgar posições de autoritarismo, de desprezo. Tornou-se sócios de satanás o Pai das mentiras.

Razão, Religião e Bondade, são portanto fundamento da verdadeira prevenção. Ensine o caminho do bem às crianças e jovens e quando adultos não se desviarão do mesmo.

Dom Irineu Danelon

Bispo da Diocese de Lins (SP)

Responsável pela Pastoral da Sobriedade no Brasil