Dom Gregório Paixão, OSB reúne-se com professores da Espac

Foto: Espac

Aconteceu na última segunda-feira, 26 de fevereiro, na Escola Pastoral Catequética (Espac), uma reunião com o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB e os professores da instituição. Na oportunidade, foi apresentado ao epíscopo a caminhada da escola ao longo de seus 54 anos, com especial destaque aos cursos oferecidos, as semanas catequéticas, simpósios, exposições, visitas às paróquias, regiões e no Regional Nordeste 1 e até mesmo em outros estados.

Mereceu especial destaque a dedicação dos professores e professoras, colaboradores e amigos da ESPAC, bem como o amor dos catequistas por esse espaço de formação tão necessário que marcou e marca profundamente a vida e a missão dos catequistas, seminaristas, religiosos e religiosas.

Após escutar atentamente, Dom Gregório ressaltou o valor da escola para a Arquidiocese e que não tem nenhuma intenção de fechá-la. Destacou ainda que algumas decisões administrativas foram necessárias, devido às exigências fiscais. Porém, a escola continuará no espaço da Faculdade Católica, com sua mística própria, cuidando da formação para catequistas e agentes de pastoral.

A reunião contou com a presença da coordenação da Escola, Pe. Bruno Moreira e Fernando Paixão; a presença dos professores e professoras:  Pe. Alex Sátiro, Pe. Emílio Castelo, Antonio Pinto, professora Tânia Couto; Alexsandra Mesquita, Ir. Juliana Galeno e Maria Erivan Ferreira. Participou também o representante da Faculdade Católica de Fortaleza, Pe. Francisco Antônio Francileudo.

Conheça a Espac:

A Escola Pastoral Catequética é uma Instituição da Arquidiocese de Fortaleza, criada em 1970, que oferece uma formação sistemática aos Agentes de Pastoral Catequética e demais Pastorais.

Antes de 1970, a ESPAC não tinha ainda um caráter de escola, era um curso de catequese oferecido a religiosas de diferentes congregações, e ministrado nas dependências do Colégio Imaculada Conceição.

Em 1970, por iniciativa de Dom Miguel Câmara, então Bispo auxiliar e com o apoio de Dom José Delgado, Arcebispo de Fortaleza, o curso passa a ser ministrado no Seminário da Prainha e abre espaço para a formação dos leigos. Tal iniciativa foi decorrente da abertura provocada pelo Concílio Vaticano II, que compreende a Igreja como Povo de Deus, toda ela ministerial e chamada a uma presença atuante no mundo.

Texto: Maria Erivan Ferreira e fotos: Espac.

11 respostas

1. Além do espaço para nossa catequese mais adulta, é um local acolhedor para todos catequistas, onde expressamos nossas dúvidas, e principalmente as nossas angústias . ESPAC, para sempre e para todos.

2. Estou muito feliz com essa decisão pois já frequento há anos onde já fiz muitos cursos que me ajudaram muito na minha compreensão da Bíblia e da vida cristã.
    E gostei muito também de conhecer melhor a história desta instituição, a ESPAC.
    Meu agradecimento ao senhor Bispo que já simpatiza muito com ele, logo quando foi anunciada sua vinda. Agora, ele está bem guardado no meu coração.

3. Que maravilha! Gostaria de saber se as aulas da Tânia serão presencial ou on LINE.

4. Bom dia!
    Todas novidades e informações da AQFOR para nós leigos, é muito importante para o nosso trabalho do dia a dia em nossas diversas atividades.
    Quero saber; o que significa OSB?
    Ricardo.

5. Dom Gregório Paixão foi bispo aqui de Petrópolis RJ, é muito carismático é um presente de Nosso Senhor Jesus Cristo para a nossa querida Fortaleza.