Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

Dom Gregório está em Roma. Confira mensagem do arcebispo

Dom Gregório Paixão, OSB, viajou para Roma na última segunda-feira, dia 24. Na Cidade Eterna, o Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza cumpre uma série de compromissos, sendo o mais importante a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no dia 29 de junho, às 9h30 (horário de Roma ) quando ocorre a benção do Pálio.

Nesta quinta-feira, Dom Gregório participou como convidado de uma atividade da pontificia Comissão da América Latina, encerrada com a Santa Missa, no Centro San Lorenzo, espaço de acolhimento de jovens localizado próximo à Basílica de São Pedro.

Dom Gregório Paixão, OSB concelebração no Centro San Lorenzo.

No final da manhã e início de tarde, Dom Gregório conheceu a sede da Comunidade Católica Shalom em Roma e almoçou com os membros da Comunidade. Ainda na agenda do arcebispo para os próximos dias estão reuniões, entrevistas e visitas aos Dicastérios da Sé Romana.

Dom Gregório conheceu a casa da Comunidade Shalom em Roma.

Dom Gregório, juntamente com outros 41 bispos, incluindo o Patriarca de Lisboa, Portugal, estará presente na celebração de benção dos Pálios. As peças de lã ficam guardadas desde a noite anterior sobre o túmulo de São Pedro, primaz dos Apóstolos.

A entrega do Pálio a Dom Gregório acontecerá em uma solene celebração Eucarística presidida pelo representante do Papa Francisco no Brasil, o Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro, no dia 6 de julho, às 10h, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Mais sobre o Pálio

O Pálio, uma faixa de lã branca adornada com seis cruzes de seda preta, é um símbolo de unidade com o Papa e de responsabilidade pastoral sobre a arquidiocese. Ele é abençoado pelo Papa Francisco durante a celebração do dia dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, e posteriormente entregue aos arcebispos metropolitanos por intermédio dos núncios apostólicos.

A cor branca significa a benevolência para com os humildes e penitentes. As quatro cruzes localizadas na frente e atrás, à direita e à esquerda, simbolizam que o bispo deve ter vida, ciência, doutrina e poder. Relaciona-se também com as quatro virtudes cardeais: prudência, fortaleza, temperança e justiça. Elas são da cor púrpura em referência à fé na Paixão de Cristo.

Esta cerimônia é de grande importância para a Igreja, pois o Pálio representa a autoridade e a missão do arcebispo sobre sua Igreja Local. Ao receber este sinal, Dom Gregório Paixão, OSB, é chamado a seguir os passos de São Pedro, mantendo-se firme na fé e na caridade pastoral para com seu rebanho.

Vídeo: Comunidade Católica Shalom, de Roma.

Respostas de 7

  1. Quero aqui com muita estima e carinho parabenizar o nosso pastor Dom Gregório Paixão por este momento em Roma em comunhão com Santo padre o Papa Francisco. Que o seu pastoreio na Arquidiocese de Fortaleza seja sempre fecundo e com a proteção divinae força do Espírito Santo. Gratidão por ter sido o primeiro Pároco que Dom Gregório deu posse como Arcebispo de Fortaleza. Obrigado pelo seu sim e por ser um ser humano tão humano e merecedor desta missão, deste pálio. Parabéns!!! Obrigado Papa Francisco pelo Arcebispo que nos deu

  2. Parabéns ao D.Gregório por esse momento que convive e recebe das mãos do nosso Papa Francisco, esse símbolo de unidade da nossa Igreja. Que o seu pastoreio em Fortaleza, seja fortalecido e iluminado pela ação do Espírito Santo. Com esse sorriso acolha a todos sem distinção!

  3. É com muita alegria que venho através desta mensagem, parabenizar DOM GREGÓRIO, pelo importante momento em sua vida.
    Parabéns!
    Que o Espírito Santo lhe proteja, ilumine, neste novo compromisso.
    Abençoado seja sua vida e sua missão.

  4. D. Gregório, q tive a felicidade de conhece-lo ao ingressar no mosteiro de São Bento aqui em Salvador como postulante c 16 anos, será criado cardeal e será eleito papa, c a gça da Santíssima Trindade. Assim profetizou minha esposa qd ele foi nomeado bispo auxiliar de Salvador. Deus concorde c ela.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais