Dom Gregório Paixão, OSB, empossa padre Abimael do Nascimento, pároco de Itaitinga

Discurso do padre Abimael, após a comunhão – Foto: Pascom Itaitinga.

A Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Itaitinga, reviveu mais um de seus grandes momentos festivos na noite de sexta-feira, 1º de março, quando recebeu o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, para dar posse ao novo pároco, padre Abimael Francisco do Nascimento, da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus.

Dom Gregório foi recepcionado com alegria contagiante pelas comunidades religiosas da paróquia na Matriz de Santo Antônio de Pádua, no Centro da cidade, que estava repleta de fiéis a prestigiar a presença do insigne Arcebispo e a posse do novo pároco.

Fiéis participando da posse canônica do padre Abimael. Foto: Pascom Itaitinga.

Bastante concorrida, a solenidade contou com representantes das Regiões Episcopais, da Comissão Dom Lustosa e das comunidades locais – Pastoral da Estrada, leigos servitas – bem como, seminaristas de Fortaleza e Crateús, de fiéis vindos de Fortaleza (Aerolândia, São João do Tauape), Pacatuba, Eusébio e de outras localidades próximas.

A cerimônia de posse do novo pároco de Itaitinga aconteceu durante celebração eucarística presidida por Dom Gregório Paixão (OSB) e concelebrada por mais de uma dezena de sacerdotes e diáconos, destacando-se a presença do Provincial da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, padre Luís Carlos Araújo Morais, MSC, que veio da sede em São Paulo para participar do evento religioso.

Na abertura da missa as comunidades religiosas locais se apresentaram em procissão de entrada portando cartazes numa demonstração de afetuoso acolhimento ao Exmº Arcebispo, que após a saudação inicial deu prosseguimento à cerimônia de posse ouvindo a leitura da Provisão Canônica de nomeação do Pároco. Em seguida, o padre Abimael proferiu a Profissão de Fé e, logo após, foi distinguido pelo presidente da celebração para proclamar o Evangelho do dia.

Religiosas josefinas pondo as vestes sacerdotais no padre Abimael. Foto: Pascom Itaitinga

Dom Gregório Paixão, OSB, em sua homilia aplaudida por todos entregou à comunidade de Itaitinga seu novo pároco, enaltecendo às qualidades do padre Abimael que já foi pároco nas comunidades de Aerolândia e Tauape, em Fortaleza, exortando que seja bem acolhido em seu pastoreio à frente da Paróquia de Santo Antônio de Pádua. Ao novo pároco lembrou que seu nome – Abimael – significa “Deus é meu Pai” e que será sempre proveitoso recordar o significado de seu nome para pedir a Deus a inspiração destinada a servir à comunidade de Itaitinga.

Em seguida, padre Abimael pronunciou o Juramento de Fidelidade e recebeu as Chaves da Igreja (Matriz, Casa paroquial e Centro Paroquial). Nos Ritos Finais da solene celebração houve a saudação ao novo pároco feita por representante do Conselho Paroquial de Pastoral, além das palavras de acolhimento das Irmãs Josefinas (irmã Rita).

Antes do final, o Provincial da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC), padre Luís Carlos Araújo Morais, dirigiu ao empossado uma mensagem de valorização ao novo responsável pela direção espiritual da Paróquia. Na sequência, padre Abimael discorreu seu discurso de agradecimento com a manifestação de sempre estar próximo e à disposição da comunidade local em seu pastoreio cristão. Por fim, foi lida Ata de Posse.

Dom Gregório Paixão concedeu a bênção final e finalizou a solenidade da Posse do novo pároco de Itaitinga, padre Abimael Francisco do Nascimento, MSC.

Detalhe do carinho e afeto com que o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza foi recebido em Itaitinga foi o acolhimento dos presentes e a vontade de preservar, por registros fotográficos, o encontro com seu Pastor arquidiocesano por mais de uma hora após o encerramento da cerimônia festiva.

Todos os fiéis presentes foram acolhidos em seguida à celebração eucarística com bolos, docinhos e salgados, refrigerantes ofertados pela Paróquia Santo Antônio de Pádua.

Confira a galeria de imagens:

Texto: Marcus Vinícius (Comissão Dom Lustosa) e fotos: Pascom de Itaitinga.