Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Diocese de Itapeva tem novo bispo

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 28 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em nomear dom Eduardo Malaspina, atual bispo auxiliar de São Carlos, em São Paulo,  para a diocese de Itapeva, no mesmo Estado. A diocese estava vacante desde junho de 2022 quando dom Arnando Carvalheiro Neto foi nomeado para a diocese de Jundiaí (SP).

Biografia

Dom Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga (SP) em 12 de julho de 1967. Depois de concluir o Seminário Menor (1982-1984) e a faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas ( 1988-1991).

É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma. Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru, de 2001 a 2004, e mestrado em Teologia Pastoral na faculdade de teologia Nossa Senhora da Assunção, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 2009 a 2012.

Pertencente ao clero da diocese de São Carlos, foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú (1992); Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP), de 1992 a 1999; Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos de 2000 a 2008.

Também exerceu os postos de representante dos Presbíteros da Diocese em diversos Encontros Nacionais de Presbíteros (ENP); Professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino da diocese; Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; Chanceler do Bispado, de 2013 a 2017; Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos (SP), de 2001 a 2018.

Em 7 de março de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo auxiliar de São Carlos. Sua ordenação episcopal aconteceu na Catedral São Carlos Borromeu, em 1° de maio de 2018. Também foi  vigário geral da diocese de São Carlos; bispo referencial da Comissão de Defesa da Vida do regional Sul 1 da CNBB e presidente da Sub-Região Pastoral Campinas do regional Sul 1 da CNBB.

A presidência da CNBB enviou na manhã desta quarta-feira, 28 de dezembro, mensagem de saudação a dom Eduardo Malaspina por sua nomeação como bispo diocesano de Itapeva (SP). Confira:

Saudação da CNBB

Estimado dom Eduardo Malaspina,

Recebemos com muito apreço nesta quarta-feira, 28 de dezembro, tempo em que celebramos o nascimento do Príncipe da Paz, a notícia de sua nomeação para a vacante diocese de São Carlos, em São Paulo.

Gostaríamos de lhe encorajar em sua nova missão e relembrar-lhe que Deus sempre vem ao nosso auxílio, tornando o discernimento mais fácil e colocando ao nosso dispor algumas ajudas.

Em uma das catequeses do Papa Francisco, ele recordava que uma dessas ajudas advinha da Palavra da Sagrada Escritura, com a qual “podemos interpretar o que se passa no nosso coração, nele distinguindo a voz de Deus e identificando os impulsos que Ele mesmo lá deixou”.

Desejamos que em sua nova diocese possa consolidar a sua relação afetiva com Jesus, ajudando a superar suas dúvidas e medos na missão.  

Por fim, que neste tempo natalino, o olhar de Jesus desperte o seu coração e comprometa-o a construir um mundo mais fraterno.

Com uma súplica de paz e bem desejamo-lhes êxito em sua nova jornada,

Com estima,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB


Fonte: CNBB

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais