Dia Mundial de Oração pela santificação  dos sacerdotes

Resultado de imagem para dia de oração pela santificação do clero 2017No próximo dia 23 de junho realiza-se o Dia Mundial de Oração pela santificação  dos sacerdotes. Neste ano, de modo especial, acontece no Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU, bairro Dias Macedo em Fortaleza a manhã de oração conjunto do clero e fiéis.

Eis a programação:

8h: acolhida com café no Lar Sacerdotal Jesus, Maria e José;

8h50: Encontro de Oração na Igreja do Santíssimo Sacramento;
– Acolhimento pela coordenação do Condomínio
– Oração de Laudes
– Meditação sobre o Ano Nacional Mariano e a Solenidade de Sagrado  Coração de Jesus
– Adoração do Santíssimo Sacramento

12h: Missa de conclusão da manhã de orações.

Confira carta Carta Circular 04/2017

A INSTITUIÇÃO DO DIA DE SANTIFICAÇÃO

“A Quinta-feira Santa, levando-nos até as origens do nosso sacerdócio, recorda-nos também a obrigação de tender para a santidade, a fim de sermos ‘ministros de santidade’ para os homens e mulheres confiados ao nosso serviço pastoral. Nesta perspectiva, vem a ser muito oportuna a proposta sugerida pela Congregação para o Clero de se celebrar em cada diocese um ‘Dia pela Santificação dos Sacerdotes’, por ocasião da Festa do Sagrado Coração de Jesus ou noutra data mais apropriada às exigências e costumes pastorais do lugar. Faço minha esta proposta, almejando que tal iniciativa ajude os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais plenamente com o coração do Bom Pastor” (Carta do Papa João Paulo II aos sacerdotes por ocasião da Quinta-Feira Santa de 1995).

Em 1947, o fundador da Congregação de Jesus Sacerdote, padre Mário Venturini, observou que estavam se difundindo no mundo muitas datas especiais, como os dias dos pais, das mães, dos professores, e pensou: “Por que não há também o Dia do Padre?”. Mas ele verificou que os sacerdotes já tinham uma data a ser celebrada: a Quinta-Feira Santa, dia em que é instituída a Eucaristia e, junto a ela, o Sacramento da Ordem. Ainda assim, ele desejava um dia de calma, para que os padres tivessem a oportunidade de se reunirem com os bispos e refletirem sobre o amor de Jesus, Sumo Sacerdote.

Padre Mário escreveu a todos os bispos da Itália apresentando a proposta do “Dia de Santificação Sacerdotal” na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, ao qual ele era devoto. A acolhida dos bispos foi favorável e, com a aprovação do Papa Pio XII, lançou a proposta em nível mundial e continuou a renová-la anualmente até o dia de sua morte em 1957.

Em 1995, a Congregação para o Clero assumiu como própria a iniciativa e enviou um apelo a todos os bispos do mundo para que celebrassem, em todos os anos, o “Dia de Santificação”. Neste mesmo ano, o Papa João Paulo II escreveu uma carta aos sacerdotes por conta da Quinta-Feira Santa e nela instituiu o “Dia pela Santificação dos Sacerdotes”.