Dia do romeiro, em Canindé

“São Francisco acolhe seus romeiros na misericórdia do Pai”, será o tema do Dia do Romeiro no Santuário 2016

No dia 3 de fevereiro é comemorado em Canindé o Dia do Romeiro. Na sua 11ª edição, data instituída pela lei nº 1872/05 de 2 de março de 2005 pela gestão municipal, e apoiada pela Paróquia de São Francisco das Chagas, com o objetivo de homenagear os romeiros peregrinos e todos os devotos, que além de expressar a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade.caninde_1 caninde_2

O tema refletido nesse ano 2016 será: “São Francisco acolhe seus romeiros na misericórdia do Pai”. Esse dia também simbolicamente conclui o ciclo de maior fluxo das romarias a Canindé, que vai de setembro a janeiro.

Como é conhecedor, no dia 2 de fevereiro, acontece uma grande festa em Juazeiro do Norte-CE, de Nossa Senhora das Candeias.

Quando os romeiros do Padre Cícero nesse dia voltam para suas casas passando por Canindé, registramos muitos romeiros em nosso Santuário franciscano. Depois desse momento, todos aguardam pelas chuvas. O povo agricultor cuida do plantio e espera pela época da Festa de São Francisco para reiniciar suas romarias.

Veja a Programação 2016:

Missas na Gruta/Basílica:

6h, 9h, 16h e 18h (Missa Festiva do Dia do Romeiro)

Momento Cultural:

“Canções franciscanas” com grupos de cânticos, em frente a Basílica, após a Santa Missa das 18h.

Saiba mais…

A romaria de Nossa Senhora das Candeias

Maria vai ao templo e apresenta seu filho primogênito Jesus, conforme a prescrição da Lei de Moisés, e assim se purificando termina o tempo de seu resguardo. Nesta ocasião o velho Simeão profetiza mais dores para a Virgem Maria.

Padre Cícero muito devoto de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro, incentivava a Festa das Candeias, porque pelo velho Simeão, Nossa Senhora recebeu pela primeira vez o título “das Dores”.

Venha a Canindé, CE! Aguardamos você de coração aberto!

Fonte: Equipe de Comunicação do Site do Santuário. Colaboração: Frei João Sannig, Ofm