Dia da Consciência Negra na Arquidiocese de Fortaleza

Missa marca Dia da Consciência Negra na Comunidade Quilombola Serra do Evaristo – Baturité

“Toda a ação em benefício do povo negro é ação de libertação”, afirma dom Zanoni bispo referencial da Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),

O dia da Consciência negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares, foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Assim como Zumbi, muitos são os que ainda resistem e insistem na vivência comunitária e profética da fé, da esperança e do amor para e com o povo negro.

Na Arquidiocese de Fortaleza, a data foi marcada na Região Episcopal Nossa Senhora da Palma, na Comunidade Quilombola Serra do Evaristo, em Baturité – Ceará. A comunidade certificada como quilombola pela fundação Cultural Palmares, livro de cadastro geral número 102, registro número 1.264 fl 79, fica localizada a 12 quilômetros da sede do município de Baturité que fica a 100 km de Fortaleza. Os depoimentos de moradores da localidade, nos levam a crer que a história de ocupação negra tem mais de 250 anos. Assim como outras comunidades remanescentes de quilombos, Serra do Evaristo tem seu histórico de repressão cultural e escravidão. Tem sido um ato de coragem retomar essa história, a memória de resistência e tornar a cultura da comunidade ativa com a participação das crianças, adolescentes, juventudes, adultos e os idosos.

Dom Júlio César, bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza esteve presente para celebrar com a comunidade essa data tão importante para os moradores, às 19 horas, no dia 20 de novembro. Após celebração houve diversas apresentações e entre elas a dança de São Gonçalo, prática da religiosidade popular.

O Seminário “Pastoral Afro em missão”

Outra atividade promovida pela Pastoral Afro da Arquidiocese, em sintonia com a Semana da Consciência Negra, foi a realização no dia 03 de novembro, na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Jardim Iracema, de um Seminário.

O Seminário teve como tema “Pastoral Afro em missão” e lema “como são belos os pés dos que anunciam a Boa Nova”. Os Palestrantes foram Auricléia Barros Pereira, Marlene Santos e Cristiano Simão.

Três temas foram discutidos: Tema 1: (escudo) Ver –  retrospectiva da Pastoral Afro, introdução perspectiva e desafios com Auricléia Barros Pereira; Tema 2: (escudo) Poder – Cultura Negra – que força podemos usar? com Marlene Santos e Tema 3: (escudo) Sentir – Juventude Negra na luta. Quais esperanças e ferramentas sociais têm para seguir? com Cristiano Simão.

Missa no dia 23 de novembro na Paróquia Santo Antônio de Pádua – Jardim Iracema

No sábado, 23 de novembro, às 19 horas, também na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro Jardim Iracema acontecerá uma Missa Inculturada presidida pelo Padre Pedrinho – Lazarista.

Informações pelos telefones (85) 98750-2708 com Cristina França – Pastoral Afro da Arquidiocese de Fortaleza ou (85) 98951-8678 com Lúcia Simão – Pastoral Afro do Jardim Iracema.