Cursos na Escola de Pastoral Catequética em 2012

A Escola de Pastoral Catequética – ESPAC está com a seguinte programação e inscrições abertas para 2012:

Curso Sistemático de Pastoral Catequética
Objetivo: Oferecer uma formação sistemática que possibilite um assumir convicto do ministério catequético na comunidade.
Dias e Horário: 18h30 às 21h15, nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras.
Período: março a novembro
Dimensões a ser trabalhadas: Bíblica; Pastoral; Teológica; Humano-Social.

Curso Básico de Bíblia
Objetivo: Oferecer um conteúdo básico sobre a Bíblia e alguns livros que a compõem, favorecendo um despertar para a importância e necessidade do estudo da Bíblia para a vivência pessoal e a ação pastoral.
Dia e Horário: segundas-feiras, das 18h30 às 21h15.

– A Interpretação da Bíblia na Igreja;
– Êxodo;
– Os Profetas;
– Para Entender o Novo Testamento;
– Jesus nos Evangelhos;
– O Evangelho de Lucas;
– Atos dos Apóstolos.

Curso de Aprofundamento Bíblico
Objetivo: Conhecer e estudar os livros que compõem a literatura sapiencial, procurando entender seu verdadeiro sentido, atualizando sua mensagem para nossa vida hoje.
Dia e Horário: quartas-feiras, das 18h30 às 21h15.

– A Literatura Sapiencial;
– Provérbios;
– Jó;
– Eclesiastes;
– Eclesiástico;
– Sabedoria;
– Salmos;
– Cântico dos Cânticos.

Curso de Liturgia
Objetivo: Oferecer uma fundamentação teórica sobre Liturgia com ênfase no Ano Litúrgico, tendo em vista a sustentação da prática e da vivência litúrgica nas pastorais e comunidades.
Dia e Horário: quartas-feiras, das 18h30 às 21h15.
Período: março a novembro.

– Introdução à Liturgia;
– A Centralidade da Liturgia;
– O Ministério de Leitores e Salmistas;
– Dança Litúrgica;
– O Ano Litúrgico.

CATEQUESE DE INICIAÇÃO
Objetivo: Aprofundar o sentido de uma catequese com inspiração catecumenal, para ajudar os catequistas a realizarem uma experiência de Iniciação Cristã na Comunidade.
Período: março a junho.

– Catequese com Inspiração Catecumenal;
– Jesus e a Iniciação Cristã;
– A Iniciação Cristã e o Celebrar;
– Iniciação Cristã Hoje.

Sexualidade: Opção pela Vida
Objetivo: Refletir a vivência da sexualidade hoje, seus valores, dificuldades e desafios, com o intuito de percebê-la como um valor capaz de fortalecer a relação humana.
Período: agosto a novembro

– Conceitos e Orientações Básicas;
– Aspectos Fisiológicos e Sócio-Culturais da Sexualidade;
– Comportamento Sexual;
– Visão Cristã da Sexualidade.

A Caminho de uma Catequese com Adultos
Objetivo: Oferecer aos catequistas, à luz da experiência de Jesus, uma reflexão básica sobre catequese com adultos, para que possam com firmeza assumir o grande desafio de introduzir os adultos numa caminhada de fé.
Dias e Horário: quintas-feiras, das 18h30 às 21h15.
Período: agosto a novembro.

– O Que é Catequese com Adultos;
– A Experiência de Jesus com os Adultos;
– A Educação dos Adultos na Comunidade Eclesial;
– O Dia a Dia da Catequese com Adultos.

– Curso Sistemático: matrícula e mensalidades – R$ 40,00
– Demais Cursos: matrícula e mensalidades – R$ 35,00

Certificado
Os participantes receberão certificado de Curso de Extensão emitido pela Faculdade Católica de Fortaleza se obtiverem 80% de frequência. Início das aulas: 6 de março de 2012

Matrículas: Secretaria da ESPAC, na Rua Tenente Benévolo, 201, Centro, das 15h às 19h. Fone: (85) 3219-6445.

3 respostas

1. fiz o curso sistemático ano passado e já fiz outros cursos na ESPAC. Se vc deseja ser um catequista não deixe de beber desta água viva; deste conhecimento que a ESPAC oferece para cada catequista de a cada dia fazer da catequese um caminho de descobertas e vivencia cristã na comunidade.
    Um abraço a todos os facilitadores e a coordenação…..

2. Prezado(a) Sr.(a),
    Venho por meio deste solicitar à Escola de Pastoral Catequética – ESPAC, a suspensão do tópico "Dança Litúrgica" da grade curricular do curso sobre LITURGIA, tendo em vista as diretrizes estabelecidas pelo cardeal Arinze prefeito da Congregação para Doutrina da Fé, cujas admoestações poderão ser melhor visualizadas no link: https://swytztavares.blogspot.com/2012/01/palestra
    Atte.,
    Swytz Tavares

3. Prezada(o) amigo da secretaria,
    Em primeiro lugar, quero desejar a esta casa por completa, um ano maravilhoso cheio de graças e bençãos,saúde e paz!
    Quero peguntar: fiz dois anos de espac, nos anos de 95-96, em fim como procedo para adquiri meu certificado? o que tenho que pagar , essas coisas…me responda por favor
    Obg desde já. Um abraço
    Ana meire