Curso on-line “Fake News, Religião e Política” vai formar uma rede de checadores católicos para combater a desinformação - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Curso on-line “Fake News, Religião e Política” vai formar uma rede de checadores católicos para combater a desinformação

A Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pastoral da Comunicação (Pascom-Brasil), em parceria com os Jovens Conectados, com a Bereia – Informação e Checagem de Notícias e com a PUC Minas, por meios de seus núcleos Anima, Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (Nect), promoverão de 8 a 12 de agosto, das 19h30 às 21h30, o curso on-line Fake News, Religião e Política.

A formação, gratuita, vai oferecer 300 vagas e será realizada pela plataforma Zoom com certificação pelo NESP da PUC Minas. As primeiras 300 pessoas que se inscreverem terão a participação garantida. As inscrições serão abertas amanhã, 20 de julho, no site da CNBB.

Tendo em vista o aumento substancial da disseminação de notícias falsas, o objetivo do curso é “oferecer uma formação aos agentes da Pascom, de outras pastorais, movimentos e organismos da Igreja para que desenvolvam a habilidade de checagem de notícias, exerçam a atitude cristã de propagação da verdade e formem uma rede de checadores de notícias no âmbito eclesial.

Compromisso com a verdade é uma exigência cristã

O bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, considera que “estamos assustados com diversas situações de nosso tempo, presentes no mundo e, é claro, também no Brasil. Dentre elas, a disseminação de notícias falsas, as chamadas fake-news”. Segundo dom Joel, trata-se de um fenômeno assustador, que, visando a fragilização das pessoas e da sociedade, deve ser identificado, compreendido e rejeitado com toda veemência,

Para o secretário geral da CNBB, o compromisso com a verdade é uma exigência cristã, sem dúvida. “Diz respeito, entretanto, a todas as pessoas, independentemente da crença que possua, pois, quando abrimos mão da verdade, abrimos igualmente mão de nossa própria condição humana”, defende.

O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol, aponta que há grupos sociais que hoje usam as fake news para produzir a desinformação e construir falsas narrativas sobre a história, sobre os seres humanos e sobre a verdade dos fatos com o objetivo claro de ferir pessoas e, inclusive, desestabilizar a democracia. “Como cristãos, nosso dever é buscar sempre a verdade e a correta informação baseada em dados reais. O nosso dever pastoral é de combater e evitar a disseminação da desinformação e fortalecer o compromisso com a verdade”, disse.

O coordenador da Pascom-Brasil, Marcos Tullius, informa que o desejo é avançar para o fortalecimento de uma rede de agentes pastorais católicos capacitados para checar e lidar com esse fenômeno complexo das fake news. “Os parceiros na realização desta iniciativa abraçaram a causa, pois estamos convencidos de que é necessário combater a desinformação e isso se faz com pessoas bem preparadas. É uma tarefa bem árdua, mas, retomando o Papa Francisco, reafirmamos que é preciso acreditar na força ‘contagiosa’ do bem. É um primeiro passo, mas significativo para o contexto em que vivemos”.

Programação:

8 de agosto – 19h30 às 21h30
Tema: Democracia e desinformação 
Conferencistas:
Democracia e desinformação – Professor emérito da Unb, Venício Lima
Fake news, pós-verdade e desinformação – Professora da PUC Minas, Fernanda Sanglard

9 de agosto 
Tema:  Verdade e religião: compromisso do cristão  (A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). A paz é a verdadeira notícia. Magistério do Papa Francisco e combate às fake news e experiências de outras religiões no combate às notícias falsas).
Facilitadora:  Professora Magali Cunha, representante da Bereia

10 de agosto
Tema: Métodos de checagem (Critérios de seleção: o que é possível checar; Metodologia: o passo a passo do fact-checking; e a busca de referências para a verificação; Classificação de veracidade)
Facilitador: Professor Melillo Diniz, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral

11 de agosto
Tema: Ferramentas e técnicas de checagem (Procedimentos: ferramentas de busca, planilhas e Lei de Acesso à Informação; Classificação: o que há entre o verdadeiro e o falso; e a Formatação: como embalar o conteúdo)
Facilitadores: Juliana Dias e Marcos Lessa, da Bereia

12 de agosto
Tema: Propostas para combate à desinformação (Ecossistema da desinformação. Literacia – letramento digital e competência midiática crítica; Dinâmica das mídias sociais: lógica dos algoritmos, bolhas e engenharias digitais; Ferramentas de checagem. Contexto sociopolítico – complexidade da questão e impactos mundiais recentes; e Infodemia; Checklist de combate às notícias falsas).
Facilitador: Vinícius Borges, Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (Nect)

Fonte: CNBB

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

“Caminhando com Maria, em Jesus somos todos irmãos”, tema da XX Caminhada com Maria

Nomeações e Provisões de julho de 2022

Agenda mensal de Dom José Antonio

RCC realiza Congresso Arquidiocesano em agosto

Papa aos evangelizadores digitais: que a sua missão seja plena de humanidade