Curso de Verão 2012 celebra 25 anos de serviço à formação teológica e pastoral popular

O Curso de Verão 2012 terminou no último dia 15 de janeiro e teve um sabor diferente, pois celebrou bodas de prata de contribuição à formação teológica e pastoral para membros de comunidades de todo o Brasil, América Latina, Caribe e outros continentes.

O CURSO DE VERÃO é um programa de FORMAÇÃO POPULAR no campo sócio-cultural a partir da realidade e seus desafios, à luz da Bíblia, Teologia, Pastoral e do compromisso cristão na sociedade. É um ESPAÇO ECUMÊNICO E INTER-RELIGIOSO de convivência, partilha, troca de experiências, celebração e compromisso. Acolhe participantes empenhados na busca da unidade entre cristãos e do respeito e compreensão entre homens e mulheres de toda a família humana, no esforço para se transformar as pessoas e a sociedade na linha da justiça, solidariedade e defesa do meio ambiente. É um curso realizado em MUTIRÃO. Pessoas, famílias, comunidades, movimentos populares e instituições educativas e religiosas colocam-se gratuitamente a serviço de sua preparação ao longo do ano e de sua realização, na PUC de São Paulo. O curso é organizado para um grande número de participantes. Este ano foram mais de 600 participantes. Oferece, ao mesmo tempo, atenção muito pessoal a cada cursista que é acolhido em grupos menores, dentro da metodologia da EDUCAÇÃO POPULAR, que combina reflexão e criatividade, arte e celebração, vivência e compromisso.

Neste ano de 2012, o curso tratou do crescente pluralismo cultural e religioso e o desafio de se converter conflitos e intolerâncias em diálogo e cooperação, em favor da justiça, da paz e da preservação da vida humana e de toda a criação ameaçada pela destruição da biodiversidade, esgotamento dos recursos naturais e aquecimento global. O Curso deu ênfase à contribuição das diferentes espiritualidades na luta por outro mundo possível, a partir do tema: RELIGIÕES CONSTRUTORAS DA JUSTIÇA E DA PAZ.

Esta experiência, organizada pelo CESEEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular já possui diversos frutos espalhados pelo Brasil, como é o caso de Fortaleza (CE), Ipatinga(MG), Rio de Janeiro, Goiânia, Rio Grande do Sul, etc. todos com a mesma proposta de oferecer uma formação com estas características: ECUMÊNICO, baseado na EDUCAÇÃO POPULAR, em formato de MUTIRÃO, comprometido com a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, a partir de uma experiência de fé.

Participaram da Arquidiocese de Fortaleza, Ana Maria de Freitas (CEBs e Cáritas), Conceição Almeida (Cáritas) e Márcia Clarissa (Curso de Verão na Terra do Sol e Rede Celebra), Maria de Fátima Alves (Rede Celebra e Curso de Verão).

O 26º Curso de Verão a realizar-se de 06 a 13 de janeiro de 2013 tratará do tema: “Redes digitais: tecendo relações, construindo comunidades, exercendo cidadania”.

Com informações do CESE –  www.ceseep.org.br

Fotos.

Ana Maria de Freitas, da coordenação das CEBs do Regional Nordeste I e da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza