Curiosidades da Festa do Centenário

1. Bispos – Até o momento está confirmada a presença de 19 bispos:

Dom Giovanni D’Aniello – Núncio Apostólico

1. Padres

Mais de 300 padres ( Diocesanos e Religiosos) irão concelebrar

1. Seminaristas

Aproximadamente 100 seminaristas estarão participando e ajudando no cerimonial da celebração.

1. Ministros da Eucaristia

Estarão servindo 200 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

1. Coral Arquidiocesano

O coral é composto por um grupo de 100 pessoas integrantes de várias paróquias de  Fortaleza que vem ensaiando há mais de 5 meses no Santuário Nossa Senhora de Fátima  e terá a regência do Maestro  Francisco Maurício Bezerra de Freitas, acompanhamento do músico Marcos Dias e a coordenação de Padre Francisco Ivan de Souza, pároco do Santuário e Coordenador de Pastoral da Arquidiocese d Fortaleza.

Na relação dos cânticos está Kyrie, O Esca Viatorum(Oh alimento dos que andam),Te Deum ( A Vós, Ó Deus ), O Espírito está sobre mim, Vimos hoje cantar, Nesta prece Senhor, o Hino de São José e o Hino do Centenário e outros.

1. Presença das Ordens Monásticas

Foi concedida pelo Arcebispo a concessão às religiosas de vida monásticas para participarem da Celebração Eucarística nesse dia. Assim sendo,  as Irmãs Concepcionistas, Clarissas, Carmelitas e Beneditinas sairão de suas clausuras e estarão presentes ao evento. Uma delas, inclusive, Irmã Maria Bernadete, Madre Superiora das Carmelitas, fará a proclamação da 1ª. Leitura.

1. O Altar e Ambão

O altar e o ambão (estante usada para a proclamação da Palavra de Deus ) da celebração do Centenário serão os mesmos utilizados pelo Papa João Paulo II no  10º Congresso Eucarístico Nacional em 1980, no Castelão. O mesmo é composto de três peças, mas somente será usada a parte central do altar. As duas outras partes foram doadas às paróquias de Paramoti e do Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, em Fortaleza. O ambão também foi doado à paróquia de Paramoti.

1. Paramentos

Para a Solene celebração Eucarística foram confeccionados paramentos especiais para a ocasião: Mitra e Casula ( para os Bispos) e estolas para os padres.  Todas as peças trazem trançado o SÍMBOLO DO JUBILEU.

1. Voluntários

Aproximadamente 3000 voluntários estarão trabalhando na organização e estrutura do evento.

1. Hino e a Oração do Ano Jubilar da Arquidiocese de Fortaleza

O hino tem Música e Letra de Padre Francisco Ivan de Souza. A oração foi elaborada pelo próprio arcebispo, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques.

1. Banners

Logo no início da Santa Missa haverá a entrada dos banners das Dioceses do Ceará (Crato, Sobral, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Tianguá, Iguatu, Quixadá e Crateús ) e a entrada dos banners da Arquidiocese e de suas 9 Regiões Episcopais (São José, Nossa Senhora da Assunção, Bom Jesus dos                     Aflitos, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora dos Prazeres, Sagrada Família,  São Pedro e São Paulo, Nossa Senhora da Palma e São Francisco das Chagas).

1. Transmissão ao vivo e Mídias

Rádio

O evento será transmitido pelas rádios Dom Bosco e rádio Shalom (Fortaleza), Rádio São Francisco e Rádio Santa Clara (Canindé), Rádio Boa Nova ( Pacajus), Rádio Iracema (Juazeiro do Norte) e Rádio WEB católicajovem.com.br

WEB TV

O evento será transmitido em tempo real pela WEB TV  www.unidade.tv

Mídias

arqfor.arquidiocesedefortaleza.org.br

www.facebook.com – Arquidiocese de Fortaleza

– Caminhada com Maria

Twitter – ArqFortaleza

1. Serviços

-Sala de Imprensa

-Sala de Mídias

– 3 Núcleos de lanchonetes –  preparados pelo ECC

– Estacionamento gratuito –Responsável oTerço dos Homens

– Sala de Saúde (com ambulância)

1 Médico

5 enfermeiros

3 ambulância

– Serviço de segurança particular

Polícia Militar

Polícia Civil

DELEGACIA DPC EPC IPC VTR
11º DP 01 02 03 01
16º DP 02 03 01
TOTAL 01 04 06 02

– Bombeiros

VTR/BBMM EFETIVO OBM
01 AP ADM 02 VISTORIANTES CAT
01 ABT 05 4ªSB /1º GB (JOSÉ WALTER)
01 RESGATE 02 GSU
** 10 A CARGO DA COPER
** 01 TENENTE (CMT DA OPERAÇÃO)
EFETIVO VIATURAS

– AMC

TURNO 07 h 12 h 18 H TOTAL
AGENTES DE TRÂNSITO 10 30 30 70
MOTOCICLETAS 4 4 08
VIATURAS 5 10 10 25
REBOQUES 1 1 1 03
CONES 200 = = 200

– ETUFOR

Informações Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza – Marta Andrade (85) 9 9921.6742

Uma resposta

1. Foi uma grande e bela demonstração de fé do povo de Deus, em Fortaleza, no Ceará. o CEU estava lotado, com certeza o Céu de Nosso Senhor estava feliz! Deus, em sua bondade e poder nos cumulou de graças e paz, pois o evento transcorreu com muita alegria e serenidade.O Santo Papa Francisco esteve presente através do Núncio Apostólico, uma benção. O Coral Jubileu da Arquidiocese, do qual sou parte, deu o recado muito bem, Dom Giovanni d'Aniello, o Núncio, quebrou o protocolo, agradeceu, parabenizou e declarou estar se inspirando no Coral, quer graça maior? Só podemos dizer: eterna gratidão Senhor! por teu amor, obrigada Jesus por nos ter levado até lá; obrigada Mãe Santíssima por tua presença em nós, obrigado Espírito Santo por ter conduzido nossa fé, nossa esperança. Amém!