Courage: Apostolado para pessoas com atração pelo mesmo sexo completa 1 ano em Fortaleza

No último ano, o Apostolado Courage, dedicado a oferecer apoio espiritual a pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo, celebrou seu primeiro aniversário na Arquidiocese de Fortaleza. Com a aprovação do então Arcebispo Dom José Antonio, o apostolado encontrou solo fértil para crescer e ajudar aqueles que buscam compreensão e cultivar a santidade diante de desafios específicos.

O Primeiro Contato: Um Caminho por E-mail

O acesso ao apostolado Courage inicia-se de maneira discreta, exclusivamente por e-mail (em Fortaleza: [email protected]) . Esta abordagem, segundo o responsável pela célula em Fortaleza, cuja identidade preservamos, visa proporcionar um ambiente de confidencialidade desde o primeiro contato. “O e-mail é a porta de entrada para explicar o funcionamento, esclarecer dúvidas e garantir que a pessoa compreenda a natureza singular do apostolado Courage.”

A Jornada em Fortaleza: Doze Vidas, Uma Missão

Hoje, a célula em Fortaleza possui doze participantes, parte de um contingente nacional que soma cerca de duzentos membros. O entrevistado destaca a necessidade de esclarecer a singularidade do apostolado, diferenciando-o de outros movimentos dentro da igreja. “Cada movimento tem seu carisma, e o Courage não é exceção. O acompanhamento é liderado pelo capelão, zelando pela confidencialidade dos membros.”

Atividades e Rotina: Além das Reuniões Mensais

O responsável pela célula explica as atividades regulares do grupo em Fortaleza. “Realizamos reuniões mensais, encontros para vivência da fraternidade e momentos de lazer. Além disso, nosso Retiro anual em São Paulo, com exercícios espirituais, é um pilar importante. Estamos sempre decidindo destinos para nossas romarias, buscando diversidade no Nordeste.”

História e Missão do Courage: Uma Jornada Internacional

O Courage, fundado em 1980 pelo Pe. John Harvey, OSFS, sob a inspiração do Cardeal-Arcebispo de Nova Iorque, tem uma rica história de recomendações do Vaticano e apoio papal. Sua missão internacional abrange mais de uma centena de células, incluindo o Brasil, onde se estabeleceu em 2009.

Metas e Valores: Cinco Pilares para a Vivência Cristã

As 5 metas são as seguintes:

1.       Vivermos vidas castas de acordo com o ensinamento da Igreja Católica Apostólica Romana acerca da homossexualidade (CASTIDADE);

2.       Dedicarmos inteiramente nossas vidas a Cristo, por meio do serviço ao próximo, da leitura espiritual, da oração, da meditação, da direção espiritual individual, da participação frequente na Santa Missa e do recebimento constante dos sacramentos da Reconciliação e da Santa Eucaristia (ORAÇÃO E DEDICAÇÃO);

3.       Cultivarmos um espírito de companheirismo no qual todos possamos partilhar, uns com os outros, nossos pensamentos e experiências e, assim, assegurarmos que nenhum de nós venha a enfrentar sozinho os desafios da homossexualidade (COMPANHEIRISMO);

4.       Reconhecermos a verdade que as castas amizades não são apenas possíveis, mas também necessárias em uma vida cristã casta e, assim, encorajarmo-nos mutuamente a formar e sustentar essas amizades (APOIO);

5.       Vivermos de tal modo que sirvamos de bom exemplo para os outros (BOM EXEMPLO).

As cinco metas do Courage delineiam os princípios norteadores para uma vida de castidade segundo os ensinamentos da Igreja Católica. “Essas metas propõem que a castidade, vivida através da oração, virtudes cristãs e convivência fraterna, é uma virtude aspirada para uma vida plena, em conformidade com os planos de Deus.”

Trabalho em células

O apostolado realiza seu trabalho por meio de células de oração, formação e partilha, tanto presenciais quanto virtuais. O acompanhamento, conduzido pelo capelão, é essencial, visando o desenvolvimento humano e espiritual dos participantes.

Transparência e Respeito à Individualidade

Courage  trabalha a partir da orientação da Igreja para pessoas que tem atração pelo mesmo sexo.

É destacada a importância da transparência sobre o não comprometimento com terapia reparativa. “Não oferecemos tratamento terapêutico, mas sim apoio espiritual. O que é discutido nas células é mantido em total confidencialidade, garantindo a segurança e privacidade dos participantes.”

Convite à Participação: Cuidado, Respeito e Avaliação

O apostolado Courage, por meio de reuniões presenciais em diversas cidades brasileiras e encontros virtuais, convida aqueles genuinamente interessados a participarem. No entanto, a entrada é precedida por uma avaliação cuidadosa para garantir alinhamento com os valores e metas do apostolado.

Conclusão: Um Compromisso com a Santidade

Ao completar um ano em Fortaleza, o Apostolado Courage destaca seu compromisso em oferecer apoio espiritual, formação e convivência, visando a vivência plena e satisfatória dos ensinamentos da Igreja Católica. Com uma base sólida e uma missão clara, o apostolado continua a ser um farol de esperança para aqueles que buscam viver em conformidade com a fé católica diante dos desafios específicos da atração pelo mesmo sexo.

Courage Brasil

Linktr.ee: https://linktr.ee/couragebrasil