Convite para o dia ''D'' Conscientização do lixo - Projeto Sim a Vida - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Convite para o dia ”D” Conscientização do lixo – Projeto Sim a Vida

Convidamos a todos para participar do Dia ”D” Conscientização do lixo que acontecerá no dia 22 de julho, no estacionamento inferior do CEPID, em frente a feira das goiabeiras, Av. Senador Robert Kennedy, 128, das 8h  às 12h.

No evento teremos no estacionamento inferior tendas com exposição de materiais reciclados, vídeos e músicas de educação ambiental, presença de grupos ligados ao cuidado com meio ambiente e oficinas de materiais reciclados. Nas ruas do entorno teremos fiéis de nossa paróquia organizados para uma caminhada em que visitarão ruas e casas falando sobre a educação ambiental e o descarte correto do lixo e dos materiais recicláveis.
Teremos a presença da prefeitura – regional 1 e de agentes da Ecofor para acompanhar e somar forças com nosso trabalho.

SOBRE O PROJETO SIM A VIDA…
Refletindo na Campanha da Fraternidade de 2016, que tem como temática Cuidar da Casa Comum é nossa missão, a paróquia São Pedro teve a iniciativa de elaborar o Projeto: Sim à Vida, da nossa Casa Comum, tendo como principal objetivo o compromisso humano-cristão para com o cuidado da Casa Comum: o nosso planeta. O projeto tem o apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS e está sendo desenvolvido pela devida paróquia através da equipe de coordenação e agentes das Pastorais Sociais, juntamente com a colaboração de membros da paróquia, neste ano de 2017.
A área de atuação deste projeto é no território da Paróquia São Pedro, inserida na Barra do Ceará, cujo bairro é o mais antigo da cidade de Fortaleza. O mesmo é considerado o berço histórico do Estado do Ceará por ter sido o local onde o Capitão-Mor, Pero Coelho iniciou a colonização do território, construindo o Fortim de São Tiago, no ano de 1604.

A Barra do Ceará, em sua atual conjuntura, apresenta significativas situações de exclusão social pela falta de políticas sociais de atendimento, relacionadas à Educação, Saúde e Assistência Social. Entre as diversas situações de desrespeito à vida digna, que se constatam, no cenário da Barra, registra-se a falta do cuidado para com o próprio ambiente, cuja afirmativa se evidencia no descaso para com o destino adequado do lixo e o serviço de Saneamento Básico muito precário.

Neste cenário, também se constatam sinais promissores que revelam o compromisso pessoal e coletivo para com o Projeto da VIDA, no cuidado para com o próprio ambiente, a partir de núcleos domiciliares e comunidades cristãs.

O Projeto decorre da necessidade de um trabalho pautado na educação ambiental in lócus, a partir de uma discussão local ampliada, incluindo as respectivas Secretarias municipais sobre a necessidade urgente da coleta seletiva do lixo e a qualificação da drenagem sanitária. Assim, se objetiva contribuir na melhoria da qualidade de vida dos núcleos domiciliares, ampliando o leque de atuação social e profissional, a fim de possibilitar uma educação ambiental voltada para o crescimento sustentável, cultural e econômico da própria comunidade.
Para melhor articulação o projeto foi dividido em três eixos de ação:
1. Ação Educativa Comunitária: Domiciliar e Institucional;
2. Ação articuladora de Serviços Públicos – Saneamento Básico;
3. Ação solidária, junto aos catadores de lixo reciclável.

O QUE JÁ FIZEMOS…
Procuramos parcerias com instituições públicas para solucionar os graves problemas que atingem o nosso bairro, dentre eles citamos as duas visitas que fizemos a Secretaria Regional 1 – Prefeitura de Fortaleza, primeiramente para apresentar o projeto ao subsecretario da regional, Sr. Hamilton e posteriormente em uma segunda visita com o secretário Gilberto Costa e o Chefe de gabinete Dr. Hélio Barbosa, para cobrar melhorias quanto o descarte inadequado do lixo na Av. 20 de janeiro. Também realizamos visitas a Ecofor para criar um vínculo de apoio e auxílio na resolução da problemática do lixo. Tivemos formação com Dona Nete – diretora da Sociedade de Catadores de lixo do Pirambu e com o Issac da equipe ambiental da Ecofor.

Viabilizamos dentro do espaço da paróquia um diálogo e articulação entre a comunidade do entorno da Av. 20 de janeiro com o secretário Gilberto Costa e o Chefe de gabinete Dr. Hélio Barbosa, para cobrar melhorias quanto o descarte inadequado do lixo na devida avenida.
Dentro das cinco comunidades e na matriz implantamos os baldes de coleta seletiva, no qual os paroquianos trazem os materiais recicláveis (papel, vidro, metal e plástico) durante os dias de missas e depois há o recolhimento destes materiais recicláveis por catadores cadastrados no projeto, que levam o que foi deixado pelos paroquianos e vendem, ficando com o dinheiro da venda para si.

Fizemos uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre o impacto do lixo na Av. Senador Robert Kennedy, local onde ocorre semanalmente, todo sábado pela manhã até a tarde, a feira das Goiabeiras, evento em que há a compra e venda de alimentos, frutas, legumes, roupas, materiais de plástico, metal e vidro, calçados, bolsa e vários outros materiais. Segundo a pesquisa realizada constatamos a insatisfação da comunidade que mora em frente à feira, quanto ao descarte e coleta do lixo deixado após o final da feira.

Realizamos a pintura do muro de uma das comunidades de nossa paróquia, Com. Nsa. Sra. das Graças, usando a arte do grafite para desenhar imagens de reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente.

Continuaremos com a implantação das ações ao longo do ano, mas desejamos que este projeto se torne uma constância habitual na vida de cada cidadão atingido pelas ações que foram desenvolvidas.
Visite a Fan Page do projeto e fique por dentro de tudo o que acontece: https://www.facebook.com/paroquiasaopedrobc/

Juntos pelo Sim a Vida na Casa Comum!

Por: Aparecida Florêncio – Pascom PSP

Confira alguns momentos

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Confirmada a programação do XIV Evangelizar é Preciso Fortaleza

“A responsabilidade jurídico-administrativa dos párocos” é tema de palestra da Católica de Quixadá

Em dia que marca seu nascimento, CNBB divulga vídeo que destaca marcos da sua trajetória a serviço da Igreja no Brasil

Jesus é missão: comunidades celebram 1ª Semana Missionária Arquidiocesana

João Paulo I será beato: Episcopado brasileiro havia pedido sua beatificação