Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Convite para o dia ”D” Conscientização do lixo – Projeto Sim a Vida

Convidamos a todos para participar do Dia ”D” Conscientização do lixo que acontecerá no dia 22 de julho, no estacionamento inferior do CEPID, em frente a feira das goiabeiras, Av. Senador Robert Kennedy, 128, das 8h  às 12h.

No evento teremos no estacionamento inferior tendas com exposição de materiais reciclados, vídeos e músicas de educação ambiental, presença de grupos ligados ao cuidado com meio ambiente e oficinas de materiais reciclados. Nas ruas do entorno teremos fiéis de nossa paróquia organizados para uma caminhada em que visitarão ruas e casas falando sobre a educação ambiental e o descarte correto do lixo e dos materiais recicláveis.
Teremos a presença da prefeitura – regional 1 e de agentes da Ecofor para acompanhar e somar forças com nosso trabalho.

SOBRE O PROJETO SIM A VIDA…
Refletindo na Campanha da Fraternidade de 2016, que tem como temática Cuidar da Casa Comum é nossa missão, a paróquia São Pedro teve a iniciativa de elaborar o Projeto: Sim à Vida, da nossa Casa Comum, tendo como principal objetivo o compromisso humano-cristão para com o cuidado da Casa Comum: o nosso planeta. O projeto tem o apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade – FDS e está sendo desenvolvido pela devida paróquia através da equipe de coordenação e agentes das Pastorais Sociais, juntamente com a colaboração de membros da paróquia, neste ano de 2017.
A área de atuação deste projeto é no território da Paróquia São Pedro, inserida na Barra do Ceará, cujo bairro é o mais antigo da cidade de Fortaleza. O mesmo é considerado o berço histórico do Estado do Ceará por ter sido o local onde o Capitão-Mor, Pero Coelho iniciou a colonização do território, construindo o Fortim de São Tiago, no ano de 1604.

A Barra do Ceará, em sua atual conjuntura, apresenta significativas situações de exclusão social pela falta de políticas sociais de atendimento, relacionadas à Educação, Saúde e Assistência Social. Entre as diversas situações de desrespeito à vida digna, que se constatam, no cenário da Barra, registra-se a falta do cuidado para com o próprio ambiente, cuja afirmativa se evidencia no descaso para com o destino adequado do lixo e o serviço de Saneamento Básico muito precário.

Neste cenário, também se constatam sinais promissores que revelam o compromisso pessoal e coletivo para com o Projeto da VIDA, no cuidado para com o próprio ambiente, a partir de núcleos domiciliares e comunidades cristãs.

O Projeto decorre da necessidade de um trabalho pautado na educação ambiental in lócus, a partir de uma discussão local ampliada, incluindo as respectivas Secretarias municipais sobre a necessidade urgente da coleta seletiva do lixo e a qualificação da drenagem sanitária. Assim, se objetiva contribuir na melhoria da qualidade de vida dos núcleos domiciliares, ampliando o leque de atuação social e profissional, a fim de possibilitar uma educação ambiental voltada para o crescimento sustentável, cultural e econômico da própria comunidade.
Para melhor articulação o projeto foi dividido em três eixos de ação:
1. Ação Educativa Comunitária: Domiciliar e Institucional;
2. Ação articuladora de Serviços Públicos – Saneamento Básico;
3. Ação solidária, junto aos catadores de lixo reciclável.

O QUE JÁ FIZEMOS…
Procuramos parcerias com instituições públicas para solucionar os graves problemas que atingem o nosso bairro, dentre eles citamos as duas visitas que fizemos a Secretaria Regional 1 – Prefeitura de Fortaleza, primeiramente para apresentar o projeto ao subsecretario da regional, Sr. Hamilton e posteriormente em uma segunda visita com o secretário Gilberto Costa e o Chefe de gabinete Dr. Hélio Barbosa, para cobrar melhorias quanto o descarte inadequado do lixo na Av. 20 de janeiro. Também realizamos visitas a Ecofor para criar um vínculo de apoio e auxílio na resolução da problemática do lixo. Tivemos formação com Dona Nete – diretora da Sociedade de Catadores de lixo do Pirambu e com o Issac da equipe ambiental da Ecofor.

Viabilizamos dentro do espaço da paróquia um diálogo e articulação entre a comunidade do entorno da Av. 20 de janeiro com o secretário Gilberto Costa e o Chefe de gabinete Dr. Hélio Barbosa, para cobrar melhorias quanto o descarte inadequado do lixo na devida avenida.
Dentro das cinco comunidades e na matriz implantamos os baldes de coleta seletiva, no qual os paroquianos trazem os materiais recicláveis (papel, vidro, metal e plástico) durante os dias de missas e depois há o recolhimento destes materiais recicláveis por catadores cadastrados no projeto, que levam o que foi deixado pelos paroquianos e vendem, ficando com o dinheiro da venda para si.

Fizemos uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre o impacto do lixo na Av. Senador Robert Kennedy, local onde ocorre semanalmente, todo sábado pela manhã até a tarde, a feira das Goiabeiras, evento em que há a compra e venda de alimentos, frutas, legumes, roupas, materiais de plástico, metal e vidro, calçados, bolsa e vários outros materiais. Segundo a pesquisa realizada constatamos a insatisfação da comunidade que mora em frente à feira, quanto ao descarte e coleta do lixo deixado após o final da feira.

Realizamos a pintura do muro de uma das comunidades de nossa paróquia, Com. Nsa. Sra. das Graças, usando a arte do grafite para desenhar imagens de reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente.

Continuaremos com a implantação das ações ao longo do ano, mas desejamos que este projeto se torne uma constância habitual na vida de cada cidadão atingido pelas ações que foram desenvolvidas.
Visite a Fan Page do projeto e fique por dentro de tudo o que acontece: https://www.facebook.com/paroquiasaopedrobc/

Juntos pelo Sim a Vida na Casa Comum!

Por: Aparecida Florêncio – Pascom PSP

Confira alguns momentos

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais