Conversão pastoral é tema de encontro de formação do clero 2022

Padres da Arquidiocese de Fortaleza participam dos dias 3 a 7 de janeiro do encontro de formação anual, que neste ano traz como tema o estudo da instrução ” A conversão pastoral da comunidade paroquial a serviço da missão evangelizadora da Igreja”.

O encontro de reciclagem tem como conferencista Dom José Aparecido Gonçalves, Bispo Auxiliar de Brasília. “A Paróquia é a forma mais próxima de ser Igreja. Na prática, sem os padres nada se pode fazer na Igreja; ao mesmo tempo em que os leigos são essenciais na ação missionária”, disse Dom Aparecido em sua primeira explanação.

“O encontro anual de formação é uma oportunidade ímpar de congraçamento do clero de nossa Arquidiocese. Além da rica formação também temos a oportunidade de conviver e partilhar nossas vidas”, pontua Padre Alexandre Andrade, Presidente da Pastoral Presbiteral, responsável por organizar a reciclagem.

O período das tardes é dedicado à reflexão sobre temas pastorais como catequese, juventude e renovação paroquial.

O encontro acontece no Centro de Espiritualidade Santa Teresa (Cest). A programação integra Celebração Eucarística, formações, mesas redondas e momentos de convivência.

Mais sobre o conferencista

Dom Aparecido

Dom Aparecido, na Santa Sé, quando morou em Roma, foi Comissário para a defesa do vínculo das causas de Matrimônio ratificado e não consumado (pela Congregação para o Culto divino e a Disciplina dos Sacramentos, competência que passou a seguir para a Rota Romana); membro da Comissão de Arbitragem e Conciliação do Ofício do Trabalho da Sé Apostólica (ULSA). Foi convidado a trabalhar também em diversas comissões interdicasteriais para estudar questões de governo da Igreja que envolviam a competência de vários Dicastérios, além de várias colaborações ocasionais com outros; foi Consultor da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Atualmente, colabora com a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica como auxiliar de comissariamento de alguns institutos.

Redação Arquidiocese de Fortaleza – Padre Vanderlúcio Souza

Fotos: divulgação