Conselho de Leigos, em tempo de revitalização

CALCom alegria, o organismo que reúne os leigos e leigas em suas mais variadas expressões como Igreja – CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL- nestes tempos de revisão, mudança e fortalecimento da consciência de ser Igreja, à luz dos documentos do Concílio Vaticano II, caminha em busca de sua revitalização, apoiado na força do testemunho vivo do nosso querido Papa Francisco.

Este processo vem sendo feito no sentido de atingir todas as suas instâncias, nacional, regional e diocesana envolvendo momentos de avaliação da caminhada e aprofundamento dos seus eixos de formação, organização, vocação e missão como presença ativa e transformadora no mundo.

É com esse objetivo que a Presidência Nacional juntamente com os representantes dos Regionais da CNBB e das Organizações filiadas, reúne-se, numa dinâmica de assembleia, colegiado, comissões, para de forma estudar, debater e buscar contribuições para este novo impulso.

Para dar conhecimento, aos leigos e leigas de nossa Arquidiocese, sobre este dinamismo que nasce no CNLB e com certeza vai ter uma positiva repercussão entre nós, comunicamos momentos fortes que este ano nos oferece, como possibilidade de renovação.

Informamos que o Ceará vai sediar a XXXIII Assembleia Geral Ordinária do CNLB, no período de 01 a 03 de agosto, na Casa de Retiros das Irmãs Cordimarianas, em Caucaia.

É importante que nossa Arquidiocese, em clima de preparação para Copa, também os leigos e leigas já comecem a preparar a chegada de irmãos e irmãs vindos de todo o Brasil, para partilhar suas ideias. É motivo de muita esperança que cristãos organizados discutam sua vocação, espiritualidade e missão, para atuarem no mundo igual fermento, sendo “sal e luz” nas estruturas excludentes e desiguais desta sociedade atual. O Regional NEI, com seus diocesanos, pastores, articuladores e colaboradores, reúne entusiasmo para receber calorosamente todos que aqui chegarem e que sejam bem-vindos!

Como segundo momento forte, lembramos o texto de um dos temas prioritários da 53ª Assembleia dos Bispos do Brasil que circulou e foi estudado o qual traz como título: Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt 5,13-14). O referido texto foi apresentado por Dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal para o Laicato, reforçado pelo grupo de leigos e leigas que escreveu e acompanhado pelo testemunho de dois leigos de expressiva vida eclesial, na luta e vivência do Evangelho no meio do povo sofrido. Os integrantes do CNLB, credenciados, estavam presentes à seção e acompanharam atentos a firme palavra dos seus representantes, momento histórico e muito significativo para a Igreja. Este subsídio, submetido à opinião dos Bispos, vai circular como material de estudo e certamente sendo aprovado vai ser referencia para a formação, sobretudo pelo novo conceito que define o leigo como “Sujeito Eclesial”, portador de autonomia e corresponsabilidade em sua comunidade de fé e em sua ação evangelizadora na sociedade onde vive.

Como terceiro ponto, informamos a realização do Colegiado do CNLB, que teve lugar em Aparecida, no período de 01 a 04, simultaneamente, à Assembleia dos Bispos, dias muito proveitosos, oportunidade de debates, trocas e encaminhamentos em torno da vida do Organismo e sua proposta de revitalização em todas as instancias e dimensões. Foi distribuído pela comissão de formação, mais um número da revista “Um Olhar”, com textos de grande valor, para aprofundamento dos temas em questão e agenda muito bem produzida, subsídios que devem ser utilizados para encontros de formação a quem desejar.

Nesse clima de muita movimentação em torno de um novo jeito de ser Igreja, ser paróquia, ser comunidade de comunidade, os cristãos e cristãs reunidos em seu Organismo, com as bênçãos da Mãe Aparecida, em lindas celebrações, renovaram o entusiasmo e a comunhão também com visitas e cumprimentos de bispos, cardeais, diáconos e leigos que desejavam manifestar sua força e sua palavra de fé no agir do cristão batizado, consciente e coerente com a mensagem evangélica, para colaborar com a transformação da sociedade, ajudando a tornar possível um mundo mais justo e fraterno.

Que estas notícias ecoem no coração dos leitores, leitoras, leigos e leigas e os façam crescer no entusiasmo de ser Igreja no meio do mundo, construindo o Reino de Deus!

Por Elenise Mesquita, Secretária do CAL