Conheça o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB

Quem somos?

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil-CNLB é um organismo da CNBB que quer ser uma instancia de representatividade do laicato do Brasil na Igreja e na Sociedade, ao mesmo tempo em que busca articular e organizar o laicato buscando o dialogo e a comunhão com os pastores e ministros da Igreja.

Ao mesmo tempo, o CNLB quer ser espaço de articulação, dialogo, formação e informação do laicato presente nos diversos setores e segmentos da sociedade.

O CNLB tem por objetivo articular o laicato, em Conselhos Regionais, Diocesanos e Locais, com vistas às seguintes finalidades:

I – Ser instância de diálogo e intercâmbio de experiências e cooperação entre todos os filiados, visando a criar a necessária colaboração mútua em suas ações, com espírito de comunhão, solidariedade e partilha na construção do Reino.

II – Ser instância de representatividade do laicato católico brasileiro na Igreja e na sociedade, representando-o junto aos demais organismos da Igreja Católica, de outras igrejas ou tradições religiosas e da sociedade civil , em nível nacional ou internacional.

III – Criar espaços de articulação, diálogo, formação e informação do laicato presente nos diversos setores e segmentos da sociedade, a fim de garantir uma intervenção mais qualificada nos espaços sociais, políticos, econômicos e culturais.

IV – Buscar o diálogo e a comunhão com os Pastores e ministros responsáveis pela organização da Igreja.

V – Suscitar e amadurecer a consciência crítica e criativa de sua identidade, vocação e missão, a fim de que seja presença atuante nos espaços sociais, políticos e culturais.

VI – Promover iniciativas voltadas à capacitação do laicato para o cumprimento de sua missão no mundo, iluminado pela ética cristã, no respeito à diversidade de dons, carismas e ministérios, sempre à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, com ênfase na dignificação da pessoa, na intransigente defesa da vida e da família, como sua instância privilegiada.

VII – Estimular e promover o protagonismo do laicato e a sua participação nos processos de planejamento, decisão, execução e avaliação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, fortalecendo a consciência de Igreja-Povo de Deus.

VIII – Criar espaços de diálogo, comunicação e integração com os outros Organismos da Igreja no Brasil, na busca da comunhão e da unidade na diversidade.

IX – Ser presença na caminhada ecumênica, incentivando o diálogo e a colaboração dos católicos com outras igrejas cristãs, estimulando o diálogo inter-religioso.

X – Concretizar e aprofundar os laços solidariedade entre os cristãos leigos e leigas, buscando facilitar o relacionamento, o conhecimento e a confiança recíprocos, o intercâmbio de opiniões e experiências, a superação das divergências, a aceitação e integração das diferenças, com vistas ao testemunho de amor, fraternidade e comunhão.

Os leigos e leigas, para construírem a necessária Comunhão Eclesial, precisam se constituir como SUJEITOS ECLESIAIS, na corresponsabilidade e na autonomia.

Mas o que entendemos por SUJEITO ECLESIAL?  Significa “ser maduro na fé, testemunhar amor à Igreja, servir os irmaos e irmas, permanecer no seguimento de Jesus, na escuta obediente à inspiracao do Espírito Santo e ter coragem,  criatividade e ousadia para dar  testemunho de Cristo”(CNBB-Doc 105-n. 119)

ATENCÃO!

No próximo dia 20 de novembro, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, a Igreja no Brasil recorda a vocação e missão de todos os batizados. É o dia Nacional dos cristãos leigos e leigas.

Vejamos o que dom Severino Clasen, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, pensa sobre a atuação dos leigos: “Queremos lembrar essa sublime vocação de animar a nossa Igreja, a sermos presença, sal e luz no mundo, através da vocação laica. Que sejam todos missionários, dentro e fora da Igreja, na construção de um mundo mais fraterno, justo e mais nobre”.

Por Gonçalo Flamarion Lopes e Silva, Coordenador Regional Nordeste Um do CNLB

conselho-de-leigos