Encerrou dia 29 de agosto, o Congresso Regional da Cáritas no Ceará em preparação ao IV Congresso da Cáritas Brasileira e 18ª Assembleia da Cáritas Brasileira, que irá ocorrer de 9 a 12 de novembro em Passo Fundo (RS), e terá como tema Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, cujo lema é: Sementes de um Projeto Popular. O lema do Congresso surgiu através da Parábola do Semeador. O encontro acontece na Casa de Retiros Nossa Senhora das Graças no bairro Aracapé em Fortaleza. Quarenta e cinco pessoas das dioceses do Regional Ceará participam do encontro. Veja aqui vídeos com Glória Carvalho (secretaria executiva da Cáritas Regional Ceará), Maria Amélia (membro da Missão Tremembé) Luís Claudio Mandela (membro da Cáritas Brasileira, da coordenação nacional), padre Francisco Antônio Fracilêudo (presidente da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza)

Agora acontece os minicongressos, que são uma preparação para os Inter-regionais, que irão acontecer no mês de agosto. O Inter Meio Norte será realizado em Teresina nos dias 12 e 13, o Inter Sul, em Florianópolis, será de 16 a 18, o Inter Nordeste, em Ilhéus, de 18 a 21 e o Inter Sudeste, ocorrerá em Belo Horizonte, capital mineira de 19 a 21 de agosto.

O objetivo é selecionar experiências que se aproximem do tema Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial (DSS-T), realizar um balanço de ações realizadas pelo regional durante o quadriênio 2008-2011, indicar temas e ações para o próximo quadriênio (2012-2015) e definir nomes para a eleição da direção da Cáritas Brasileira.

Os Inter-regionais servem para preparar os/as participantes para o IV Congresso e 18ª Assembleia Nacional. Várias oficinas serão realizadas cujo objetivo é fazer uma análise da caminhada da Cáritas Brasileira nos seus 54 anos de história. O último encontro antes do Congresso ocorrerá em setembro, durante a Oficina Nacional que será realizada entre dias 1º e 3 de setembro, em Brasília (DF).

Informações com Gloria Carvalho, da Cáritas Regional Ceará, no telefone (85) 3253-6998 , (85) 3231-8499 , ou na Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza (85) 3388-8716

(Noticia com informações da Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira)