Comunidades Eclesiais de Base realizam seminário nacional em preparação ao 13°. Intereclesial

O seminário terá abertura no dia 23 a noite e se estende nos dias 24, 25 e 26 de janeiro de 2012, com a participação de 120 pessoas. Os delegados têm a incumbência de prepararem os seus regionais na caminhada romeira das CEBs rumo ao 13º Intereclesial que acontecerá de 07 a 11 de janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte – Diocese Crato/CE. Os participantes irão discutir questões pertinentes que exigem uma atitude profética, justa e sustentável das comunidades de base no campo e na cidade. O momento corresponde ao plano de ação para o 13º Intereclesial que tem como objetivo aprofundar o tema: “Justiça e profecia a serviço da vida” e o lema: “CEBs, romeiras do Reino no campo e na cidade”. Participam do seminário representante dos 17 regionais da CNBB: dois assessores e dois representantes da Ampliada Nacional de CEBs por regional, os bispos referenciais dos respectivos regionais, equipe do secretariado, equipe de articulação do Regional NE I e outros convidados pelos regionais ou secretariado, somando um total de 120 pessoas. O 13º Intereclesial de CEBs.

Uma das prioridades das CEBs é a formação de seus membros e a tornarem conhecidas para que sejam assumidas por todos os setores do Povo de Deus. O seminário faz parte do processo formativo, no espírito da Missão Permanente na América Latina e Caribe, levando em conta a diversidade cultural compartilhada com os diferentes níveis de Igreja: CEBs, paróquias, dioceses e regionais. Consideramos indispensáveis integrar no seminário a discussão do aquecimento global como um problema teológico atual para as Comunidades Eclesiais de Base, porque elas já vivem uma espiritualidade ecológica quando coloca esta questão como mensagem central da Igreja. Outro objetivo do seminário é Reafirmar a identidade das CEBs, como romeiras do Reino no campo e na cidade, num mundo globalizado e caracterizado pelo pluralismo, individualismo e relativismo, à luz da fé discernir a justiça e a profecia como novos paradigmas dos tempos atuais a serviço da vida.

Padre Vileci Basílio Vidal, da diocese do Grato e coordenador do 13º Intereclesial das CEBs, no vídeo fala sobre o processo de organização do 13º. Intereclesial e o seminário nacional de formação.

Relembrando os intereclesiais de CEBs (em vídeo)

Padre Marco Passerini, missionário Comboniano, coordenador Regional da Pastoral Carcerária no Regional Nordeste I, [ responsável pelo Instituto Nosso Chão, que produzia vídeos populares com as comunidades eclesiais de base, pastorais sociais, movimentos e organizações populares], passando pelo secretariado de pastoral, propõe-nos a divulgação de dois preciosos vídeos: 1) “Documentário do 8º Encontro de Comunidades Eclesiais de Base”, em Santa Maria-RS [1992] e “9º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesias de Base, em São Luis do Maranhão” [1997].

Informações com padre Vileci (Coordenador do 13º Intereclesial) (88) 9914 1598 ou Ana Lourdes Freitas (membro da articulação das CEBs do Regional Nordeste I (85) 8761.5841 / E-mail [email protected]