Comunidades celebram encerramento da Festa de Nossa Senhora de Fátima no dia 13 de maio

Foto: Dayviane Lima

Na próxima segunda-feira, 13 de maio, a Igreja celebra a festa de Nossa Senhora de Fátima, que recorda a primeira aparição da mãe de Jesus, na Cova da Iria, em Portugal a três pastorinhos: Jacinta, Francisco e Lúcia. Na Arquidiocese de Fortaleza temos 4 paróquias dedicadas a santa e diversas comunidades na capital e interior que farão o encerramento do novenário.

As aparições de Nossa Senhora de Fátima foram um momento de grande importância espiritual para muitos, e as mensagens transmitidas às crianças sobre a importância da oração, do arrependimento e do cuidado com as ofensas a Deus ecoaram ao longo do tempo. O pedido para a construção de uma capela em honra da Virgem Maria e a insistência na recitação diária do terço são considerados marcos significativos dessas aparições.

Aparição de Nossa Senhora de Fátima

“A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, concelho de Vila Nova de Ourém, hoje diocese de Leiria-Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.

Por volta do meio-dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma paredita de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora, mas, logo abaixo, outro relâmpago iluminou o espaço e viram, em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), uma “Senhora mais brilhante que o Sol”, de cujas mãos pendia um terço branco.

A Senhora disse aos três pastorinhos que era necessário rezar muito e convidou-os a voltarem à Cova da Iria, durante mais cinco meses consecutivos, no dia 13 e àquela hora. As crianças assim fizeram, e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar-lhes, na Cova da Iria. Em Agosto, a aparição deu-se no dia 19 no sítio dos Valinhos, porque, no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador do Concelho, para Vila Nova de Ourém”, segundo site do Santuário de Fátima.

Programação:

Igreja de Fátima, Fátima, Fortaleza

Missas: 5h, 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h30, 17h, 18h30 e 20h

Procissão às 18h, saindo da Igreja do Carmo, Centro

Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Genibaú, Fortaleza

Missas: 12h e às 19h

Caminhada com Maria: 17h, partindo da Capela Santa Teresinha (Rua Desembargador Felismino, 66, Autran Nunes)

*Após a celebração de encerramento terá show com o cantor Naldo José

Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Álvaro Weyne, Fortaleza

Missas: 8h, 12h e 19h

Recitação do terço mariano: 7h30, 11h30 e 18h30

Procissão: após a missa das 19h