Comunidade Shalom lança curso sobre São Tomás de Aquino

No mês dedicado às missões, a Comunidade Católica Shalom, por meio do Instituto Parresia, lança o curso online São Tomás de Aquino: vida, pensamento e obras.

Tomás de Aquino é um dos grandes santos doutores da Igreja que formaram a base do pensamento ocidental. Com a graça divina, ele colocou a própria vida e inteligência à serviço do Reino de Deus com a coragem da verdade, a liberdade de espírito e a honestidade intelectual.

Em um tempo em que a verdade é posta à prova, o Papa São João Paulo II sublinhou na encíclica Fides et Ratio a incansável busca de Tomás:

“São Tomás amou desinteressadamente a verdade. Procurou-a por todo o lado onde pudesse manifestar-se, colocando em relevo a sua universalidade. Nele, o Magistério da Igreja viu e apreciou a paixão pela verdade; o seu pensamento, precisamente porque se mantém sempre no horizonte da verdade universal, objetiva e transcendente, atingiu ‘alturas que a inteligência humana jamais poderia ter pensado’. É, pois, com razão que São Tomás pode ser definido ‘apóstolo da verdade’”.

Sabendo da riqueza que São Tomás traz para a formação de uma fé sólida, o Instituto Parresia traz 12 aulas que abordarão os seguintes temas no curso:

• A História de Santo Tomás
  • As Fontes (filosóficas e teológicas) e Obras de Tomás de Aquino
  • Como ler a Suma Teológica
  • ●     A Filosofia de Santo Tomás
  • As 5 vias do Conhecimento de Deus
  • A Teologia de São Tomás
  • A Trindade em Santo Tomás
  • Cristologia em Santo Tomás
  • A Eucaristia segundo Santo Tomás de Aquino
  • Antropologia em Santo Tomás
  • A acédia: o que é, causas e remédios, segundo Santo Tomás