Comunidade do Guadalajara comemora aniversário do Terço dos Homens

Padre Nascélio Maciel, Vigário Paroquial, da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima, no bairro Guadalajara, Caucaia,  convida todas as famílias da área Pastoral para a celebração da Santa Missa em comemoração do primeiro aniversário do grupo TERÇO DOS HOMENS, que acontecerá amanhã, dia 5 de janeiro de 2016, às 19 horas na Igreja Nossa Senhora de Fátima. O templo religioso está localizado na Rua Pe. Alfredo Nesi. 68 – Parque Guadalajara.

A missão do Movimento Terço dos Homens é trazer para a Igreja, homens de todas as idades através da oração do rosário de Nossa Senhora, já que a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação familiar e social.

Breve Histórico da chegada do Movimento Terço dos Homens no Ceará

O Terço (Rosário) dos Homens teve o seu início em 08 de setembro 1936, na Vila Providência, hoje Itabi – SE, idealizado pelo Frei Peregrino que visitou aquele povoado a pedido do Pe. Ervêncio da Diocese de Aracajú para uma Santa Missão. Contou com a presença de mais ou menos 220 (duzentos e vinte) homens, tendo ainda hoje uma média de 100 presenças, contando com o Sr. Antonio Menezes de Souza (falecido em outubro de 2013), participante fundador, na época com apenas 16 anos. Hoje o Terço se ramificou em todo o estado, contando com uma média de 230 grupos. Teve como imagem padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em 1997, a Sra. Oneida Araújo presenciou em Maceió – AL. um grupo de homens, que trouxeram a ideia do estado de Sergipe, rezando o Terço, e a levou a para  Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Depois a ideia foi levada ao Santuário da Mãe Rainha de Olinda – PE. e através dos esforços do Pe. Miguel Lencastre passou a ser divulgado inicialmente na grande Recife e  cidades vizinhas como João Pessoa e Rio Grande  .

No ano de 2003, o referido Padre trouxe a ideia para a cidade de Fortaleza – CE., onde foi lançado na Paróquia Nossa Senhora da Glória, na Cidade dos Funcionários, no dia 18 / 11 / 2003-,  tendo a partir desta data, graças a colaboração de  alguns membros participantes, sido organizado em toda sua estrutura com a criação do Manual e Roteiro do Terço (Rosário) dos Homens, formulários, um modelo de camisa para identificar os membros, a elaboração de um Estatuto Social  e outros modelos com a finalidade de formar uma unidade onde for implantado e o site www.tercodoshomens.com.br que o levou ao restante do Brasil e para o Mundo.

Fonte da Internet: O manual do terço dos Homens

capa21